Skip to content Skip to footer

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Foto: divulgação.

No próximo dia 18 de novembro (terça-feira), a partir das 9h, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do seu Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), vai promover o seminário “Vozes Negras”, em celebração ao Mês da Consciência Negra. O evento, que será realizado na Sala de Sessões do edifício-sede, em Curitiba, contará com a participação de diversas instituições de Justiça do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

O grande destaque do Seminário ficará por conta do lançamento do livro “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”, que acontece a partir das 16h25. A obra colaborativa reúne uma seleção de escritoras e comunicadoras negras de destaque (Aline Reis, Ana Carolina Franco, Ana Carolina Pacífico, Ana Claudia Justino, Claudia Kanoni, Débora Evellyn Olimpio, Evelin Moreira, Letícia Costa, Mônica Ferreira e Sandy Silva) e histórias surpreendentes, que evidenciam o protagonismo de mulheres pretas. 

O projeto, coordenado pelas jornalistas Cláudia Kanoni e Aline Reis, reúne 10 autoras negras e diversas referências para narrar a negritude no centro da experiência, não mais à margem.

“O livro propõe narrar vivências de mulheres negras, contemplando uma multiplicidade de histórias de pessoas anônimas e de notoriedade, de especialistas e de transformadoras sociais”, destaca Cláudia.

Os temas tratados na obra vão do território à religiosidade, das artes à política, reconfigurando a visão de mundo a partir de epistemologias negras e plurais. Segundo as coordenadoras, o perfil jornalístico foi escolhido como linguagem principal por sua capacidade de unir rigor na escuta e profundidade na construção de sentido.

“Reunir comunicadoras pretas em um projeto literário que exalta mulheres pretas é um processo de aquilombamento e também um desafio. Então, ao integrar o time de escritoras que são autoras do livro, junto com mulheres tão diversas é também uma possibilidade de ampliar o próprio olhar sobre a negritude, sobre o feminismo e sobre as intersecções que devemos fazer entre ambos”, complementa Aline Reis. 

Painéis e temas

O seminário “Vozes Negras” tem por objetivo estabelecer um fórum de debates sobre o protagonismo negro, a efetividade dos Direitos Humanos e o papel das políticas de reparação histórica e bem viver. Entre os participantes do evento estarão a deputada federal Carol Dartora;a doutora em educação Edicélia Maria; a historiadora Heliana Hemetério; a vereadora Giorgia Prates; a pesquisadora Juliana Barbosa; a professora Bruna Arruda; a doutora Iyagunã Dalzira; a artista Liah Vitória; a professora Megg Rayara Oliveira; a defensora pública Camille Vieira; a jurista Santa de Souza; e a transformadora social Andreia de Lima. 

Na programação, estarão as seguintes atividades e temas: 

• 09h30 – Diálogos 1: Felicidade Negra e Bem Viver: Novos Paradigmas para a Construção de Direitos

• 10h30 – Enfoque 1: Política Além do Voto: Movimento Social, Sindicalismo e a Construção da Democracia Antirracista

• 11h10 – Enfoque 2: O Futuro Começa no Acesso: Saúde, Autoestima e o Protagonismo Negro na Tecnologia e Inovação

• 13h20 – Enfoque 3: A Escola Antirracista: Desafios e Alianças para a Transformação Social da Base à Academia

• 14h – Diálogos 2: Perspectiva racial – O que querem os protocolos do CNJ?

• 15h30 – Enfoque 4: Justiça e Direitos Humanos

• 16h10 – Talk: O Legado de Um rosto Negro no Centro da Comunicação

• 16h25 – Lançamento da obra “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”

• 17h25 – Homenagem a Dora Lucia Bertulio e Diva Guimarães

• 17h40 – Conferência de Encerramento: Com que mundo sonhamos e que mundo estamos construindo?

O encontro inédito é organizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também apoiam o evento o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), a Justiça Federal do Paraná (JFPR), a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Defensoria Pública da União no Paraná (DPU).

O seminário “Vozes Negras”, com o lançamento da obra “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras” e diversos painéis inéditos, será realizado no dia 18 de novembro (terça-feira) das 09h às 19h, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) – Sala de Sessões (Rua João Parolin, 224).

Mais informações no site do TRE-PR.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual
11 nov 2025

Ela era minha melhor amiga”: pai desabafa no velório de mulher trans morta em BH

Alice foi agredida no fim de outubro, e acabou internada com uma infecção que lhe custou a vida

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário