Skip to content Skip to footer

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (10) um habeas corpus impetrado pela defesa do influenciador fitness Renato Cariani, que pedia a transferência do processo da Operação Hinsberg da Justiça Estadual para a Federal. A investigação, conduzida pela Polícia Federal, apura o desvio de produtos químicos para a produção de drogas.

Em sua decisão, Zanin manteve o entendimento já consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo o qual os crimes imputados a Cariani – tráfico de drogas equiparado, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro – são de competência da Justiça Estadual, uma vez que não há lesão direta a bens ou interesses da União.

A defesa do influenciador sustentava que, por se tratar de uma investigação iniciada pela Polícia Federal e por envolver suposta falsidade ideológica em sistema da União, o caso deveria ser julgado pela Justiça Federal. Com base nisso, pedia a anulação de todos os atos processuais já realizados na esfera estadual.

Ao rejeitar o argumento, Zanin afirmou que “o inquérito policial é uma peça meramente informativa” e que “a atuação da Polícia Federal na investigação não transfere automaticamente a competência para a Justiça Federal”. Segundo ele, eventuais irregularidades na fase investigativa não invalidam a ação penal, cuja competência é definida pela natureza dos crimes atribuídos.

O ministro acrescentou que a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo foi baseada em crimes de competência estadual, e a formação da acusação é atribuição exclusiva do MP, não podendo ser revista por meio de habeas corpus.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Ela era minha melhor amiga”: pai desabafa no velório de mulher trans morta em BH

Alice foi agredida no fim de outubro, e acabou internada com uma infecção que lhe custou a vida

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário