Skip to content Skip to footer

Trump concede perdão a aliados envolvidos em tentativa de fraude eleitoral de 2020

Trump
(Foto: Doug Mills/AFP)

Neste domingo (09), o advogado do Departamento de Justiça da Casa Branca, Ed Martin, respondeu uma publicação em sua no X que dizia “Nenhum Maga será deixado para trás” com o comentário: “Importante perdão aos eleitores alternativos de 2020!!”.

O procurador estava se referindo ao perdão que concedeu aos aliados do presidente condenados por fraude eleitoral em 2020, os “Maga”, em referência ao slogan de campanha de Trump: “Make América Great Again”.

Donald Trump concedeu por meio do Departamento de Justiça perdão a dezenas de aliados e advogados envolvidos na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden.

Entre os beneficiados estão Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York e um dos principais articuladores da campanha republicana naquele pleito; e outros 76 aliados políticos acusados de participar de uma conspiração para fraudar o processo eleitoral.

Em nota oficial, o Governo Trump destacou que os perdoados ficam isentos de acusações: “relacionadas à criação, organização ou participação em listas alternativas de eleitores presidenciais, bem como por ações destinadas a expor supostas fraudes ou vulnerabilidades nas eleições de 2020”.

A justificativa se apoia na prerrogativa constitucional que concede ao presidente dos Estados Unidos o poder de perdoar crimes federais — com exceção de casos ligados a impeachment ou delitos de competência estadual.

Trump, no entanto, negou que o perdão se estenda a ele próprio, afirmando que “não tem nada do que ser perdoado”. A declaração reacendeu críticas de juristas e opositores, que o acusam de usar o instrumento presidencial para proteger aliados e reescrever a narrativa sobre a tentativa de subversão democrática. O ex-presidente já havia concedido 1.500 perdões a invasores do Capitólio, em 2021.

Bookmark

Julia Pozetti

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário