Skip to content Skip to footer

Vasco lança camisa “Negritude” em homenagem ao Novembro Negro

O Vasco da Gama lançou nesta sexta-feira a camisa “Negritude”, uma homenagem ao Novembro Negro, mês dedicado à conscientização e promoção da cultura antirracista. Desenvolvida em parceria com a marca Braziline, a peça estará disponível para venda a partir deste sábado nas lojas do clube, mas não será utilizada pelo time em partidas oficiais.

O uniforme é predominantemente preto, com detalhes em dourado, e traz a Cruz de Malta ao centro. Sua estética foi inspirada nos tecidos Kente e nos símbolos Adinkras, originários do povo Ashanti, de Gana, representando uma conexão visual com as raízes africanas.

Em comunicado, o clube descreveu a iniciativa como um projeto que “resgata conquistas históricas, amplia debates contemporâneos e celebra a negritude dentro e fora dos gramados”. Toda a campanha – incluindo a criação da camisa e a produção do vídeo de lançamento – foi conduzida internamente, pela área de criação do Vasco e pela Vasco TV.

Carlos Amodeo, CEO da Vasco SAF, enfatizou a importância da homenagem e a sintonia com a história do clube:

O Vasco tem uma trajetória que se confunde com a própria luta por igualdade no esporte e na sociedade. Cada iniciativa como essa reafirma o que somos: um clube que reconhece seu passado, valoriza sua história e se posiciona com coragem diante das causas que importam. A ‘Negritude’ é mais do que uma camisa, é um símbolo de respeito, orgulho e continuidade desse compromisso.

O lançamento reforça o posicionamento do Vasco em relação a causas sociais – notadamente a igualdade racial –, lembrando sua atuação pioneira no fim do racismo no futebol brasileiro, como a histórica recusa em banir atletas negros e operários de seu elenco no início do século XX.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário