Skip to content Skip to footer

Argentina derruba rede internacional de “gatonet” e deixa milhões no Brasil sem acesso a streaming pirata

Gatonet
(Foto: Receita Federal/Reprodução)

Uma decisão judicial na Argentina derrubou mais de 30 plataformas ilegais de streaming utilizadas em esquemas de gatonet, afetando diretamente milhões de usuários no Brasil. A operação, confirmada pela Anatel no último sábado (1º), desativou servidores hospedados em território argentino que sustentavam serviços populares como My Family Cinema, Eppi Cinema e BTV.

O esquema, considerado uma rede global de crime organizado, contava com até 8 milhões de assinantes no mundo, sendo 4,6 milhões apenas no Brasil. A investigação apontou a Argentina como centro de comando das transmissões piratas, responsáveis por distribuir conteúdos audiovisuais sem autorização.

Com a decisão judicial, os principais servidores foram desligados, provocando o colapso de dezenas de serviços que operavam por meio de TV boxes não homologadas.

A ação contou com o apoio técnico de entidades internacionais, como a LaLiga, a Telecom Argentina, a Motion Picture Association (MPA) e a Alianza Contra la Piratería Audiovisual. Apesar de não integrar o processo judicial, a Anatel ressaltou que mantém cooperação com a Polícia Federal, a Receita e o Ministério da Justiça no combate ao mercado ilegal.

Em nota, a agência reforçou o alerta aos consumidores sobre os riscos de usar aparelhos e plataformas não certificadas. Segundo o órgão, esses sistemas podem expor dados pessoais, senhas e até transformar os dispositivos em alvos de ataques cibernéticos.

A orientação é simples: desconfiar de ofertas muito baratas e verificar se o produto possui selo e número de homologação da Anatel, única forma de garantir segurança e funcionamento dentro da lei.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário