Skip to content Skip to footer

CPI do Crime Organizado começa com Contarato na presidência e foco em facções e milícias

Fabiano Comparato
(Foto: TV Senado/Reprodução)

A nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado foi oficialmente instalada nesta terça-feira (4) no Senado, elegendo o senador Fabiano Contarato (PT-ES) como presidente, por uma estreita margem de 6 votos a 5. O cargo de relator ficará com Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do requerimento que criou o colegiado. Por acordo, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), derrotado na disputa pela presidência, foi escolhido vice-presidente.

A criação da CPI ganhou força após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortos e reacendeu o debate sobre a escalada da violência e o poder das facções criminosas no país. O início dos trabalhos ocorre em meio à disputa entre governo e oposição pela condução das políticas de segurança pública.

Em seu discurso de posse, Contarato afirmou que o combate ao crime precisa ser contínuo e estratégico, não limitado a ações pontuais.

Não se trata de romantizar a criminalidade, mas de entender a realidade de quem vive sob domínio armado e devolver ao Estado o controle sobre essas comunidades

destacou o senador, que também prestou homenagem aos policiais mortos na operação do Rio.

A CPI terá 120 dias de funcionamento e contará com 11 titulares e 7 suplentes. Entre os integrantes estão nomes de peso do governo e da oposição, como Flávio Bolsonaro, Rogério Carvalho, Jaques Wagner e Magno Malta.

O colegiado investigará a estrutura, o financiamento e a infiltração das facções e milícias no poder público, além de conexões regionais e internacionais. Ao fim dos trabalhos, a comissão deve apresentar propostas de mudanças na legislação para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado no Brasil.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

03 nov 2025

Adeus a Lô Borges: um dos pilares do Clube da Esquina morre aos 73 anos

Artista faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Unimed

Por ordem de Dino, PF investiga 92 políticos por desvios em emendas

Em agosto, o ministro já havia determinado que o TCU fizesse a identificação detalhada das chamadas “emendas individuais”
04 nov 2025

MISOGINIA: ministro do STM manda presidente “estudar” após pedido de perdão por caso Herzog

Maria Elizabeth pediu perdão pelos “erros e as omissões judiciais” a todos que sofreram lutando pela liberdade no Brasil e foi aplaudida
04 nov 2025

Equiparar narcotráfico a terrorismo abre caminho para Trump intervir no Brasil

No primeiro dia de mandato, o presidente estadunidense assinou ordem classificando cartéis de drogas como organizações terroristas
04 nov 2025

Programação de novembro da Biblioteca Pública do Paraná oferece atividades para todos os públicos

Oficinas, atividades para as crianças, BPP Musical e uma programação especial sobre a Consciência Negra são destaques do mês 
04 nov 2025

Brasil reduz emissões, mas segue fora da meta climática global

País lançou 2,145 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera, o menor índice desde 2009

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário