Skip to content Skip to footer

Major da PM busca auxílio de traficante para recuperar carro roubado

Major da PM pede auxílio de traficante
(Imagem: Reprodução)

Uma investigação policial de grande impacto revelou a existência de uma conexão grave entre um Major da Polícia Militar do Rio de Janeiro, identificado como Ulisses Estevam, e um dos chefes do tráfico de drogas do Comando Vermelho (CV).

Documentos obtidos pelas autoridades, por meio de uma quebra de sigilo telefônico, divulgados em primeira mão pelo jornal O Globo, expõem que o oficial da PM recorreu diretamente ao criminoso para a recuperação de um veículo roubado. O episódio lança luz sobre a complexa e perigosa teia de relações paralelas que pode existir entre membros da força de segurança e o crime organizado na capital fluminense.

O contato ocorreu após o roubo de um automóvel, identificado pelo Major como sendo de alta prioridade. Para reaver o bem, o oficial buscou a ajuda de Washington Cézar Braga da Silva, mais conhecido pelos apelidos de “Grandão” ou “síndico da Penha”, um traficante de destaque que comanda áreas como o Morro da Fé, dentro do Complexo da Penha. A ação do policial contornou completamente os procedimentos operacionais e canais oficiais da Polícia Militar.

A prova do contato estão nas mensagens de texto interceptadas pela polícia durante o monitoramento de Washington. Nelas, o Major da PM encaminhou uma fotografia do veículo roubado, indicando que ele estaria na comunidade controlada pelo traficante.

O teor da comunicação demonstrava a urgência e a importância que o policial atribuía à resolução do caso, deixando claro o nível de confiança na capacidade do líder do CV em resolver a situação de segurança.

Após receber o pedido, o traficante agiu prontamente. Segundo os detalhes da investigação, ele repassou a imagem e as informações do carro para um grupo interno de comunicação da facção, chamado “CPX da Penha”, solicitando que o automóvel fosse localizado.

A “operação” do crime organizado foi bem-sucedida e extremamente rápida: o veículo, roubado em 26 de abril de 2024, foi recuperado e devolvido apenas três dias após o Major ter feito o pedido de ajuda.

Atualmente, Ulisses está alocado como gestor estratégico na 5ª UPP/23º BPM, responsável pela área da Rocinha. Ele recebe um salário de R$ 26.667,24.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário