Skip to content Skip to footer

Exposição imersiva resgata memórias e tradições do povo Mura, da Amazônia

Foto: Humberto Salgueiro/Divulgação

A exposição Amazônia Imersiva: narrativas indígenas, aberta nesta segunda-feira (27) no Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), apresenta a história e as vivências do povo indígena Mura, originário da Amazônia. O projeto, gratuito, foi idealizado por Humberto Salgueiro, ex-aluno da PUCPR, com criação dos alumnis da instituição e músicos Darlison e Lucas Meireles, irmãos descendentes do povo Mura que vivem no norte do Paraná.

A mostra poderá ser visitada até o dia 11 de novembro, com sessões das 9h às 21h. Os interessados devem acessar o site oficial do evento para agendar data e horário. A classificação etária é livre.

A realização é da produtora Click Arte Cultura e Educativos e do coletivo Puxirum, palavra que, na língua Mura, significa trabalho coletivo. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura.

A exposição combina tecnologia imersiva com os conhecimentos dos irmãos Meireles, projeção 360º, cenografia, iluminação especial e até cheiros da floresta, criando uma experiência sensorial completa. A iluminação interage com o som, simulando a transição do dia para a noite: durante o dia, ouvem-se cantos de pássaros e sons de animais diurnos; ao anoitecer, surgem os grilos e os sons da fauna noturna.

A mostra também aborda a chegada dos europeus à Amazônia, os impactos sobre o povo Mura e a dispersão desse grupo ao longo do tempo. Os idealizadores planejam levar a exposição para outras regiões do Paraná e, futuramente, para diferentes estados do país.

Segundo os organizadores, a proposta é utilizar a tecnologia como ferramenta para ampliar o conhecimento sobre os povos originários da Amazônia, tornando o aprendizado mais atrativo e acessível. O projeto busca ainda ser um instrumento de educação ambiental e valorização da cultura indígena. O povo Mura continua vivendo na Amazônia, especialmente em Autazes, no estado do Amazonas, próximo ao Rio Madeira.

*Com informações da Agência Brasil.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

30 out 2025

Entre a filosofia e a luta: conheça a trajetória de Ana Clara Nunes, militante do MTD

Jovem militante curitibana acredita que sonhar, se organizar e resistir são os primeiros passos de qualquer revolução
29 out 2025

Comando Vermelho: meio século entre o cárcere e o caos nas ruas do Rio

A história por trás de um dos grupos armados mais duradouros do Brasil, com alcance global e presente em mais de 20 estados
30 out 2025

Com tantas visitas, prisão domiciliar de Bolsonaro mais parece um hotel de alta rotatividade

Somente na primeira semana após a decretação da prisão, Alexandre de Moraes autorizou visitas de 26 pessoas a ex-presidente Bolsonaro
30 out 2025

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

Produto de higiene íntima é fornecido de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades do Programa Farmácia Popular
30 out 2025

Milei propõe jornada de 12 horas diárias para trabalhadores

Reforma também vai permitir que as empresas paguem parte dos salários de seus trabalhadores com cupons ou vale-alimentação
30 out 2025

Caco Ciocler transforma episódio do “patriota do caminhão”, em filme que encerra trilogia política

Caco Ciocler transforma episódio do “patriota do caminhão”, em filme que encerra trilogia política

STF confirma condenação irreversível de Zambelli por perseguição armada

Com a decisão em “trânsito julgado” não há mais recursos possíveis e deve-se iniciar a execução da pena

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário