Skip to content Skip to footer

Israel retoma bombardeios em Gaza após acusar Hamas de violar cessar-fogo

Gaza
(Foto: Bashar TALEB/AFP)

O governo de Israel determinou nesta terça-feira (28) o retorno imediato dos ataques à Faixa de Gaza, rompendo o cessar-fogo que estava em vigor há duas semanas. A decisão partiu do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que ordenou “bombardeios poderosos” contra o território palestino, após acusar o Hamas de ter desrespeitado o acordo.

Segundo um comandante israelense ouvido pela agência Reuters, militantes do grupo teriam atacado tropas de Israel posicionadas em Gaza. O Hamas nega a acusação e afirma que foram as forças israelenses que quebraram a trégua. Em resposta, o grupo anunciou que suspenderá a entrega do corpo de um refém morto em cativeiro — uma das cláusulas previstas no pacto mediado pelos Estados Unidos.

O cessar-fogo, firmado em 10 de outubro, previa a interrupção dos bombardeios israelenses e a devolução dos corpos de 28 reféns, além da libertação de outros 20 que estavam vivos. O acordo havia sido saudado como um dos poucos avanços diplomáticos desde o início da guerra, em 2023.

Esta é a segunda vez que o cessar-fogo é rompido. No dia 19 de outubro, Israel também atacou o sul de Gaza após alegar uma violação semelhante. Desde o início do conflito, deflagrado pela invasão do Hamas em 7 de outubro de 2023, mais de 1,2 mil pessoas morreram em Israel e cerca de 65 mil em Gaza, segundo números do governo local controlado pelo grupo palestino.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 out 2025

Comando Vermelho: meio século entre o cárcere e o caos nas ruas do Rio

A história por trás de um dos grupos armados mais duradouros do Brasil, com alcance global e presente em mais de 20 estados
29 out 2025

Número de mortes em chacina no Rio passa de 130, diz defensoria

De acordo com o órgão, o balanço atualizado soma 128 civis e quatro policiais, totalizando 132 mortos
29 out 2025

Movimentos populares denunciam execuções sumárias e impedimento de socorro a feridos em operação no RJ

Vida dos moradores das favelas está sendo tratada como “dano colateral em operações”, diz federação
29 out 2025

Cinco governadores do RJ foram presos por corrupção

Só Nilo Batista (PDT), governador entre 1994 e 1995; e Benedita da Silva, governadora entre 2002 e 2003 não foram presos
29 out 2025

Governador do RJ deixou de usar R$ 190 milhões repassados pelo governo federal para segurança

Do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), foram transferidos mais R$ 288 milhões
29 out 2025

Governadores de direita fazem política em cima de cadáveres

Bolsonaristas vão ao RJ expressar “solidariedade” a Cláudio Castro, mas todos eles boicotaram a PEC da Segurança enviada ao Congresso em abril

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário