Skip to content Skip to footer

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Foto: Mateus Tropo.

Deriva, espetáculo que celebra os 18 anos de trajetória da Súbita Companhia, volta aos palcos em curta temporada no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba. A peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca. 

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro 1h antes das sessões e no sábado a peça terá tradução em Libras. Nessa temporada, a Companhia promove também uma oficina de Criação Coletiva, que será ministrada pelos dramaturgos autores de Deriva, Maíra Lour e Pablito Kucarz.

“DERIVA” é um convite a percorrer o centro histórico da cidade, capturando a fúria, a beleza e as contradições do espaço urbano. A peça se monta nas relações entre o corpo, a palavra e as imagens, refletindo sobre como a cidade nos atravessa e como o corpo se torna um território de experiências em meio à pressa contemporânea.

A dramaturgia é resultado de uma pesquisa aprofundada do grupo, que utilizou o pensamento do geógrafo Milton Santos (“O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”) como ponto de partida para leituras e vivências urbanas. A pesquisa de linguagem cênica da Súbita Companhia considera o corpo como lugar de atravessamento de questões poéticas, políticas e estéticas. É a partir do corpo que o grupo entende a criação em dramaturgia e encenação contemporâneas e assim traça interesses e desejos artísticos. 

O projeto, realizado através do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, tem direção de Maíra Lour e traz no elenco Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.

Sobre a Súbita Companhia:

A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas com sede em Curitiba/PR, que cria espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. A companhia desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco nos estudos do corpo e do movimento, sempre com interesse em estabelecer um lugar de criação e experimentação com outros artistas e companhias nacionais e internacionais para seguir atualizando desejos e modos de fazer teatro.

A trajetória do grupo conta com 18 peças, 3 cenas curtas, 8 curta metragens, 11 publicações em dramaturgia, além de eventos de formação artística e inúmeros workshops, residências, temporadas, circulações e participações em eventos culturais e festivais. 

Em 2025 a súbita completa 18 anos de atuação no cenário cultural e se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho artístico em produções e ações de formação e fomento às artes cênicas. No biênio 2024-2025, as ações da companhia contam com o apoio da Funarte, através do Programa de Apoio a Ações Continuadas – Grupos e Coletivos.

Serviço:

Espetáculo DERIVA, da Súbita Companhia

  • Datas e Horários:

31/10 (Sexta-feira): 20h

01/11 (Sábado): 20h (Com LIBRAS)

02/11 (Domingo): 18h

  • Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – Curitiba/PR)
  • Entrada: Gratuita. Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Oficina CRIAÇÃO COLETIVA

  • Com: Maíra Lour e Pablito Kucarz
  • Data e Horário: 01/11 (Sábado), das 14h às 18h
  • Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – Curitiba/PR)
  • Inscrições gratuitas até 28/10, através do link  

Acompanhe: www.subitacompanhia.com.br | @subitacompanhia

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

28 out 2025

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e se torna a mais letal da história do Rio

A megaoperação mobilizou mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, sem apoio federal, e se estende por mais de 14 horas
28 out 2025

Governador do RJ cobra apoio federal, mas foi contra PEC da Segurança

Governadores de direita não querem a aprovação da PEC porque isso poderia ser capitalizado por Lula na disputa do ano que vem
28 out 2025

DIREITOS HUMANOS: morre advogado que trabalhou no caso Herzog

Advogado atuou em processo levou o Judiciário a reconhecer, pela primeira vez, que o profissional foi assassinado sob custódia militar
28 out 2025

Negacionistas deixam de vacinar até seus pets

Pessoas que não se vacinam contra a Covid-19 têm sete vezes mais chance de também não vacinar seus cães

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 17 dias para condenação de Bolsonaro ser confirmada

Defesa de Bolsonaro ainda pode apresentar outros recursos chamado de “embargos infringentes”, mas eles não devem ser aceitos

Bolsonaro confessa tentativa de golpe, mas diz que desistiu

Defesa do ex-presidente confirma as reuniões de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas, mas afirma que desistência seria o suficiente para inocentá-lo

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário