Skip to content Skip to footer

64 mortos na operação mais letal da história do Rio

Operação no Rio de Janeiro
(Foto: X/Reprodução)

O número de mortos na Operação Contenção subiu para 64, segundo balanço atualizado da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). Entre as vítimas estão 60 suspeitos ligados ao Comando Vermelho, dois policiais civis e dois militares.

A megaoperação, deflagrada nesta terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, é a mais letal da história do estado, superando o massacre do Jacarezinho, em 2021, que deixou 28 mortos.

A ação mobiliza 2.500 agentes e segue em fase de consolidação, com buscas residuais em áreas de mata e vielas. Até o momento, foram 81 prisões — entre elas a de “Belão do Quitungo”, “Danado” e “Mexicano do Jorge Turco”, apontados como lideranças regionais e operadores financeiros da facção. O arsenal apreendido soma 75 fuzis, duas pistolas, nove motos e mais de 200 quilos de drogas.

Apesar da dimensão e da violência, o governo fluminense insiste em tratar a operação como “vitória contra o narcoterrorismo”. O governador Cláudio Castro pede apoio federal urgente, mas enfrenta críticas de organizações de direitos humanos e especialistas em segurança pública, que apontam excesso de força e ausência de estratégia social para o pós-confronto.

No discurso e na prática, o Rio espelha o modelo bélico ideológico importado de países que transformaram o combate em capital político.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

29 out 2025

Número de mortes em chacina no Rio passa de 130, diz defensoria

De acordo com o órgão, o balanço atualizado soma 128 civis e quatro policiais, totalizando 132 mortos
29 out 2025

O genocídio da população preta continua em curso enquanto os carniceiros comemoram

A licença para matar transforma corpos pretos em alvo móvel
29 out 2025

Jornalismo amador: a grande imprensa já julgou todos os mortos no RJ

A linguagem é poderosa e pode matar pela segunda vez quem já não pode se defender
29 out 2025

Israel retoma bombardeios em Gaza após acusar Hamas de violar cessar-fogo

A decisão partiu do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que ordenou “bombardeios poderosos” contra o território palestino
29 out 2025

Vereador defende proibição de “moradia” em áreas públicas de Curitiba

Projeto de lei pretende impedir o uso de praças, calçadas e vias públicas de Curitiba como “moradia” ou para atividades do cotidiano

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário