Skip to content Skip to footer

Espetáculo inspirado em Roberto Bolaño estreia na Caixa Cultural Curitiba

Foto: Renato Mangolin.

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, a partir de 30 de outubro, o espetáculo DESERTO – primeira criação teatral brasileira inspirada na obra e nas memórias do escritor chileno Roberto Bolaño. A montagem, idealizada e produzida pela Polifônica, propõe ao público uma investigação sobre o papel da poesia e da arte diante das violências do mundo contemporâneo. Ao todo, serão oito apresentações, com duração aproximada de 85 minutos. A temporada curitibana encerra em 09 de novembro e a classificação indicativa é a partir de 16 anos.

Com direção de Luiz Felipe Reis e atuação de Renato Livera, o monólogo articula teatro, literatura, poesia, música e instalações de vídeo em uma experiência multilinguagem. Em cena, o artista encarna o próprio Bolaño, emprestando seu corpo e voz às palavras do autor, para compartilhar suas inquietações éticas, políticas e poéticas.

A dramaturgia acompanha os últimos anos de vida de Bolaño, diagnosticado com uma doença hepática crônica, e sua persistente dedicação à escrita como forma de afirmação da vida. DESERTO revisita fragmentos de obras emblemáticas do autor, como 2666, Os detetives selvagens e O gaúcho insofrível, para investigar o lugar da criação poética diante das forças de opressão, desigualdade e devastação que marcam a atualidade, por meio de narrativas que entrelaçam vida e criação artística, memória e resistência.

Reconhecido pela crítica e pelo público, DESERTO foi indicado aos prêmios APTR e Shell nas categorias de atuação, direção e dramaturgia, e já passou por importantes palcos do país. O espetáculo conta com patrocínio da CAIXA e Governo Federal, reafirmando o compromisso do banco em fomentar ações voltadas a difusão da arte e da cultura no Brasil.

A apresentação do dia 02 de novembro (domingo) terá tradução em Libras, ampliando a experiência para diferentes públicos. Após o espetáculo, o público está convidado a participar de um bate-papo com o diretor Luiz Felipe Reis e o ator Renato Livera, momento dedicado ao compartilhamento de reflexões sobre o processo criativo e os temas abordados na montagem.

Roberto Bolaño: o poeta da resistência

Considerado um dos maiores nomes da literatura latino-americana contemporânea, Roberto Bolaño (1953–2003) construiu uma obra marcada pela inquietação política, pela experimentação literária e pela busca incessante de sentido em meio ao caos. Nascido no Chile e radicado na Espanha, viveu entre diferentes países e contextos históricos, sempre atento às contradições do mundo.

Autor de romances, contos, crônicas e poemas, Bolaño deixa um legado literário composto por títulos como A literatura nazista na América, Putas assassinas, Os detetives selvagens e 2666, este último considerado sua obra-prima. Sua escrita, ao mesmo tempo lírica e crítica, é atravessada por temas como exílio, violência, marginalidade e o papel do artista como testemunha e resistência.

Em DESERTO, sua voz ressurge para provocar o público: qual o lugar da poesia em um mundo dominado pelo capital, pela desigualdade e pela devastação? A peça reafirma o posicionamento de Bolaño enquanto autor comprometido com a criação como forma de vida — e como contraponto à lógica destrutiva que permeia o presente.

Serviço:

DESERTO
Data: 30 de outubro a 09 de novembro de 2025
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba
Horários: de quinta a sábado às 20h e domingos às 19h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
Vendas: a partir de 25/10/2025 – às 10h, presencialmente na bilheteria da CAIXA Cultural e, no mesmo dia, a partir das 15h, pela plataforma www.bilheteriadigital.com
Classificação indicativa: 16 anos

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

18 dez 2025

“Meu Filho é um Musical” estreia em 2026 homenageando a vida e o legado de Paulo Gustavo

Com temporadas previstas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma turnê nacional na sequência, o musical reforça o papel da cultura como instrumento de mem
17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário