Skip to content Skip to footer

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e fecha Complexos do Alemão e da Penha

Operação Contenção
(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Uma das maiores ações de segurança dos últimos anos foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28) no Rio de Janeiro. Mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar participam da Operação Contenção, que tem como alvo lideranças do Comando Vermelho (CV) envolvidas em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e domínio armado de território.

A ação cumpre cerca de 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão, concentrados principalmente nos Complexos do Alemão e da Penha, áreas dominadas historicamente pela organização criminosa. O Ministério Público do Rio (MPRJ) fiscaliza as ações que, até agora, contabilizam pelo menos cinco mortos (quatro suspeitos e um policial civil), três civis baleados e 23 presos. Escolas, postos de saúde e linhas de ônibus foram suspensas por segurança.

Além do grande efetivo, a operação conta com apoio aéreo e logístico sem precedentes: dois helicópteros, 32 blindados e 12 veículos de demolição foram mobilizados para abrir passagem em meio a barricadas. Agentes da CORE e do BOPE atuam em conjunto com unidades de inteligência e equipes de resgate, enquanto drones da polícia monitoram áreas de fuga e depósitos de armas.

Até o início da tarde, as forças de segurança haviam apreendido 10 fuzis, 2 pistolas, 9 motos e explosivos utilizados por suspeitos, além de identificar rotas usadas para o escoamento de drogas e refúgio de chefes do CV vindos de outros estados, como Pará e Bahia.

O governo estadual classificou a ação como resposta a uma estrutura de “narcoterrorismo”, afirmando que o objetivo é desarticular as bases operacionais da facção e retomar o controle territorial nas áreas conflagradas.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

28 out 2025

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e se torna a mais letal da história do Rio

A megaoperação mobilizou mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, sem apoio federal, e se estende por mais de 14 horas
28 out 2025

Governador do RJ cobra apoio federal, mas foi contra PEC da Segurança

Governadores de direita não querem a aprovação da PEC porque isso poderia ser capitalizado por Lula na disputa do ano que vem
28 out 2025

DIREITOS HUMANOS: morre advogado que trabalhou no caso Herzog

Advogado atuou em processo levou o Judiciário a reconhecer, pela primeira vez, que o profissional foi assassinado sob custódia militar
28 out 2025

Negacionistas deixam de vacinar até seus pets

Pessoas que não se vacinam contra a Covid-19 têm sete vezes mais chance de também não vacinar seus cães
28 out 2025

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca.

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 17 dias para condenação de Bolsonaro ser confirmada

Defesa de Bolsonaro ainda pode apresentar outros recursos chamado de “embargos infringentes”, mas eles não devem ser aceitos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário