Skip to content Skip to footer

Furacão Melissa causa mortes e leva Jamaica a declarar estado de emergência

Furacão Melissa
(Imagem: Mike Mareen/Shutterstock)

O furacão Melissa alcançou nesta segunda-feira (27) o nível máximo da escala Saffir-Simpson, com ventos que ultrapassam os 260 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). O fenômeno se desloca lentamente pelo Caribe e deve atingir a Jamaica ainda hoje, provocando preocupação entre autoridades e moradores.

O governo jamaicano emitiu ordem de evacuação para áreas de risco em Kingston e outras seis localidades. Mais de 800 abrigos foram abertos em todo o país, e centenas de pessoas já foram acolhidas. Dois dos principais aeroportos da ilha — Norman Manley e Sangster — suspenderam as operações por tempo indeterminado.

Meteorologistas alertam que o ritmo lento do furacão pode agravar os impactos, com chuvas intensas e prolongadas, risco de deslizamentos e inundações.

As condições vão piorar rapidamente nas próximas horas. É perigoso sair após o pôr do sol

advertiu Jamie Rhome, vice-diretor do NHC.

Antes de se intensificar, Melissa já havia deixado um rastro de destruição no Haiti e na República Dominicana, onde quatro pessoas morreram em decorrência de enchentes e deslizamentos. Imagens de drones mostraram comunidades completamente alagadas e isoladas pelo transbordamento de rios.

A tempestade segue agora em direção a Cuba e às Bahamas, onde também há alertas emitidos. O NHC classificou o fenômeno como o mais forte da história recente da região. Além de ameaçar populações locais, o furacão também pode interferir em operações militares dos Estados Unidos no mar do Caribe.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

28 out 2025

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e se torna a mais letal da história do Rio

A megaoperação mobilizou mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, sem apoio federal, e se estende por mais de 14 horas
28 out 2025

Governador do RJ cobra apoio federal, mas foi contra PEC da Segurança

Governadores de direita não querem a aprovação da PEC porque isso poderia ser capitalizado por Lula na disputa do ano que vem
28 out 2025

DIREITOS HUMANOS: morre advogado que trabalhou no caso Herzog

Advogado atuou em processo levou o Judiciário a reconhecer, pela primeira vez, que o profissional foi assassinado sob custódia militar
28 out 2025

Negacionistas deixam de vacinar até seus pets

Pessoas que não se vacinam contra a Covid-19 têm sete vezes mais chance de também não vacinar seus cães
28 out 2025

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca.

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 17 dias para condenação de Bolsonaro ser confirmada

Defesa de Bolsonaro ainda pode apresentar outros recursos chamado de “embargos infringentes”, mas eles não devem ser aceitos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário