Skip to content Skip to footer

Spray de defesa pessoal pode ser liberado para mulheres no RJ

Spray de pimenta
(Foto: jörn Hansson/Wikimedia)

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) começou a discutir um projeto de lei que pode mudar as regras de defesa pessoal no estado. A proposta autoriza o uso de sprays com extratos vegetais — semelhantes ao spray de pimenta — como instrumento de legítima defesa para mulheres.

Hoje, o spray de pimenta é um produto controlado pelo Exército e só pode ser fabricado e vendido com autorização militar. O novo texto, porém, busca liberar a venda do produto em farmácias, mediante apresentação de documento de identidade, e prevê ainda sua distribuição gratuita para mulheres com medida protetiva.

De autoria dos deputados Sarah Poncio (SDD), Rodrigo Amorim (União Brasil), Tia Ju (Republicanos), Guilherme Delaroli (PL) e Dionisio Lins (PP), o projeto define o spray como um equipamento não letal, com concentração máxima de 20%. Cada pessoa poderá comprar até duas unidades por mês, sendo a venda permitida apenas para maiores de 18 anos — com exceção para adolescentes a partir de 16, desde que autorizadas pelos responsáveis.

Durante a apresentação, a deputada Sarah Poncio destacou que a proposta é uma resposta prática à violência de gênero:

O Estado nem sempre chega a tempo. Esse spray pode garantir segundos vitais para reagir e sobreviver

disse.

Pelo texto, o Estado deverá arcar com o custo do produto para mulheres protegidas por decisão judicial, mas o agressor será obrigado a reembolsar o valor enquanto a medida estiver em vigor.

O projeto foi aprovado em primeira votação e ainda passará por nova análise antes de seguir para sanção ou veto do governador.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

28 out 2025

Operação mobiliza 2,5 mil agentes e se torna a mais letal da história do Rio

A megaoperação mobilizou mais de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, sem apoio federal, e se estende por mais de 14 horas
28 out 2025

Governador do RJ cobra apoio federal, mas foi contra PEC da Segurança

Governadores de direita não querem a aprovação da PEC porque isso poderia ser capitalizado por Lula na disputa do ano que vem
28 out 2025

DIREITOS HUMANOS: morre advogado que trabalhou no caso Herzog

Advogado atuou em processo levou o Judiciário a reconhecer, pela primeira vez, que o profissional foi assassinado sob custódia militar
28 out 2025

Negacionistas deixam de vacinar até seus pets

Pessoas que não se vacinam contra a Covid-19 têm sete vezes mais chance de também não vacinar seus cães
28 out 2025

Súbita Companhia celebra 18 anos com espetáculo “Deriva” e oficina gratuita em Curitiba

Peça, que explora a relação entre corpo e cidade, terá apresentações entre sexta (31/10) e domingo (2/11), com entrada franca.

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 17 dias para condenação de Bolsonaro ser confirmada

Defesa de Bolsonaro ainda pode apresentar outros recursos chamado de “embargos infringentes”, mas eles não devem ser aceitos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário