Skip to content Skip to footer

Recém-coroada, Miss Santa Catarina é alvo de racismo nas redes

Pietra Travassos
(Foto: Reprodução)

Recém-eleita, aos 18 anos, Miss Santa Catarina  2026, a jovem Pietra Travassos, de Siderópolis, se prepara para representar o estado no Miss Brasil  2026 . Infelizmente, em vez de celebração, sua coroação, realizada na última sexta-feira (17), foi seguida por uma onda de ataques racistas nas redes sociais, que questionaram sua condição de “ser catarinense” e a legitimidade de sua vitória por motivos exclusivamente ligados à cor da pele.

Nas redes sociais, comentários como de que ela não merecia o prêmio por “não representar o estado” e de que “Santa Catarina não é um zoológico”.

Pietra é apenas a segunda mulher negra a conquistar o título estadual, em um concurso historicamente marcado por padrões eurocêntricos de beleza. A primeira, Bruna Valim, venceu em 2021 e também enfrentou hostilidades semelhantes.

A repercussão atual foi imediata: influenciadores, artistas e entidades do movimento negro manifestaram solidariedade à jovem, enquanto o caso levantou questionamentos sobre como o racismo se reproduz em espaços que deveriam simbolizar inclusão, diversidade e reconhecimento do mérito.

Moradora de uma cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, Pietra começou em um desfile estudantil, sem carreira de modelo ou agência. Hoje, cursa o 3º ano do ensino médio e publicou nas redes:

Um sonho realizado! Obrigada à minha família e a todos que acreditaram em mim.

A mãe, Walesca Travassos, diz que a prioridade é “preservar a alegria da conquista”, enquanto entidades antirracistas pedem investigação com base na Lei 7.716/1989, que pune crimes de discriminação racial. O caso, mais uma vez, expõe o contraste entre o discurso de diversidade e o racismo cotidiano que insiste em se disfarçar de “opinião”.

Infelizmente, o racismo ainda tenta apagar o brilho que não consegue compreender. Mas não há coroa mais bonita do que aquela que desafia padrões e abre caminho para tantas outras. Que a vitória dela inspire, eleve e lembre: não vamos mais pedir espaço, vamos ocupar. E brilhar!

destacou Pietra em suas redes.

A organização do evento ainda não se pronunciou sobre a situação.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário