Skip to content Skip to footer

Recém-coroada, Miss Santa Catarina é alvo de racismo nas redes

Pietra Travassos
(Foto: Reprodução)

Recém-eleita, aos 18 anos, Miss Santa Catarina  2026, a jovem Pietra Travassos, de Siderópolis, se prepara para representar o estado no Miss Brasil  2026 . Infelizmente, em vez de celebração, sua coroação, realizada na última sexta-feira (17), foi seguida por uma onda de ataques racistas nas redes sociais, que questionaram sua condição de “ser catarinense” e a legitimidade de sua vitória por motivos exclusivamente ligados à cor da pele.

Nas redes sociais, comentários como de que ela não merecia o prêmio por “não representar o estado” e de que “Santa Catarina não é um zoológico”.

Pietra é apenas a segunda mulher negra a conquistar o título estadual, em um concurso historicamente marcado por padrões eurocêntricos de beleza. A primeira, Bruna Valim, venceu em 2021 e também enfrentou hostilidades semelhantes.

A repercussão atual foi imediata: influenciadores, artistas e entidades do movimento negro manifestaram solidariedade à jovem, enquanto o caso levantou questionamentos sobre como o racismo se reproduz em espaços que deveriam simbolizar inclusão, diversidade e reconhecimento do mérito.

Moradora de uma cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, Pietra começou em um desfile estudantil, sem carreira de modelo ou agência. Hoje, cursa o 3º ano do ensino médio e publicou nas redes:

Um sonho realizado! Obrigada à minha família e a todos que acreditaram em mim.

A mãe, Walesca Travassos, diz que a prioridade é “preservar a alegria da conquista”, enquanto entidades antirracistas pedem investigação com base na Lei 7.716/1989, que pune crimes de discriminação racial. O caso, mais uma vez, expõe o contraste entre o discurso de diversidade e o racismo cotidiano que insiste em se disfarçar de “opinião”.

Infelizmente, o racismo ainda tenta apagar o brilho que não consegue compreender. Mas não há coroa mais bonita do que aquela que desafia padrões e abre caminho para tantas outras. Que a vitória dela inspire, eleve e lembre: não vamos mais pedir espaço, vamos ocupar. E brilhar!

destacou Pietra em suas redes.

A organização do evento ainda não se pronunciou sobre a situação.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário