Em declaração que encerra qualquer especulação sobre seus planos políticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante agenda diplomática na Indonésia que disputará a reeleição em 2026. A declaração foi dada na madrugada desta quinta-feira (23), pelo horário de Brasília, ao lado do presidente indonésio, em Jacarta.
“Vou completar 80 anos, mas podem ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30 anos”, declarou Lula, acrescentando: “Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas estou preparado para disputar outras eleições”.
A afirmação consolida a intenção do presidente de buscar um novo mandato, mesmo que isso signifique superar novamente seu próprio recorde como o ocupante mais idoso do Palácio do Planalto – marca já estabelecida quando assumiu seu terceiro mandato em 2023.
A agenda asiática do presidente inclui encontro com o presidente americano Donald Trump no domingo (26), na Malásia, em meio a um contexto internacional que deve influenciar o cenário eleitoral brasileiro dos próximos anos.
Bookmark