Skip to content Skip to footer

“Balaio” marca a nova fase do duo Sambetto em seus 10 anos de estrada

Sambetto. Foto: José de Holanda.

O duo Sambetto, formado por Ed Trombone e Danilo Vianna, comemora uma década de carreira com o lançamento de seu primeiro álbum autoral, “Balaio”, que chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira, 24 de outubro. A estreia fonográfica abre um novo capítulo na história do projeto, reconhecido por unir o virtuosismo instrumental à força melódica da canção popular.

O experiente músico paulista Ed Trombone domina duas linguagens distintas que aprendeu a combinar de forma única: toca trombone com a cabeça de um percussionista e percussão com a sensibilidade de um trombonista. Essa relação entre ritmo e melodia se tornou sua marca registrada e o aproximou de artistas como Jorge Ben Jor, Racionais MC’s, Marina Lima, Seu Jorge, Liniker, Criolo, Anelis Assumpção, Emicida, Banda Black Rio e Elza Soares, entre muitos outros com quem trabalhou.

Já o produtor, arranjador e contrabaixista Danilo Vianna possui um raro senso de assemblage, aliando precisão técnica a liberdade criativa. Traz no currículo colaborações com João Parahyba, Bina Coquet, Billy Magno, Camilo Carrara e Hamilton Godoy.

Criado pelos dois em 2015, o Sambetto nasceu com a proposta de aproximar a música instrumental do universo popular, levando aos palcos versões dançantes e inventivas de clássicos da MPB. Com o tempo, o projeto se destacou com o espetáculo “Instrumental na Boca do Povo”, que estreitava — para não dizer eliminava por completo — a distância entre músicos e plateia. O público cantava junto, todo o repertório em uníssono, tornando-se parte da performance.

Capa do álbum. Foto: divulgação.

Com “Balaio”, o Sambetto mantém sua proposta de deselitizar a música instrumental e ainda amplia o escopo do trabalho ao apresentar sete faixas inéditas, compostas pela dupla, em alguns casos com parceiros. No álbum, Ed e Danilo projetaram uma arquitetura sonora viva, que se renova música após música, combinando estilos como jazz, baião, samba e hip hop. A sonoridade, na opinião de Ed Trombone, reflete a realidade que o Sambetto vive e ouve: “Cada composição é um jeito de retratar o Brasil que a gente conhece. Um país diverso, intenso e cheio de sons que se cruzam.”

O título não poderia sintetizar melhor o espírito que o trabalho carrega. “Balaio” é um cesto que guarda contrastes, misturas e afetos. Um agradável encontro entre o popular e o sofisticado, como um happy hour que esquenta para o baile. O disco marca não apenas os dez anos de estrada do Sambetto, mas também a maturidade criativa alcançada pelo duo, que captura, em flagrante, a música brasileira em seu movimento natural de transformação.

O show de lançamento acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no dia 30 de outubro, com entrada gratuita. A dupla levará ao palco o repertório do álbum na íntegra, além de algumas releituras. E para fechar o pacote de aniversário, em novembro será lançado um documentário que conta a história do Sambetto e registra o processo de criação do álbum com cenas de making-of e depoimentos.

Serviço

Show de lançamento do álbum “Balaio” – Sambetto

Data: 30 de outubro de 2025

Horário: 20h

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Lançamento digital: 24 de outubro, em todas as plataformas de streaming

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário