Skip to content Skip to footer

Grupo é alvo da PF por vender canetas emagrecedoras de origem clandestina

Canetas emagrecedoras
(Foto: Internet/Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (21) a Operação Ignota, com o objetivo de desmontar uma rede criminosa envolvida na importação clandestina e venda de medicamentos para emagrecimento de origem desconhecida. A ação aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e em São Gonçalo (RJ), com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e nas residências dos investigados.

As investigações começaram após um aumento significativo nas apreensões de remédios para emagrecer em aeroportos do país. Segundo a PF, os produtos eram trazidos ilegalmente do exterior e revendidos a clínicas médicas, sem controle de procedência ou condições adequadas de armazenamento.

Um dos pontos que chamou a atenção dos investigadores foi a prisão de um servidor da Anvisa, acusado de desviar cerca de 100 canetas emagrecedoras que haviam sido apreendidas. O caso levantou suspeitas sobre o envolvimento de profissionais da área da saúde e levou à identificação do grupo responsável pela comercialização irregular.

Entre os medicamentos desviados está o Mounjaro, aprovado pela Anvisa em 2023 para o tratamento de diabetes tipo 2, mas que vem sendo usado de forma indevida para emagrecimento. O fármaco, vendido apenas sob prescrição médica e com preços que ultrapassam R$ 2 mil, tem alto potencial de risco quando utilizado sem acompanhamento profissional.

De acordo com a PF, os investigados podem responder por importação e venda de medicamentos sem procedência legal, além de receptação qualificada. A corporação alerta que o uso de substâncias sem registro e controle adequado coloca em risco a saúde pública, devido à falta de garantia sobre composição, transporte e armazenamento dos produtos.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

18 dez 2025

Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria

PT, PSB, PCdoB e PSOL pedem nulidade dos atos praticados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
18 dez 2025

Flávio dá a entender que Jair Bolsonaro é “desequilibrado”

Não é a primeira vez que o senador acaba atingindo indiretamente o pai ao tentar se diferenciar dele
18 dez 2025

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos
18 dez 2025

Lula defende filhas de Silvio Santos, critica Zezé Di Camargo e diz que cantor foi covarde

Presidente se solidarizou com filhas do apresentador e chamou ataque de cantor de “cretinice”
18 dez 2025

Relatório do Coaf aponta que Renato Cariani movimentou R$ 31,5 milhões em cinco meses

Os números do Coaf reforçam as suspeitas de que o influenciador, conhecido por promover estilo de vida fitness e suplementos, estaria envolvido em um esquema de

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário