Skip to content Skip to footer

PM que executou marceneiro com tiro pelas costas segue em liberdade

PM que executou marceneiro com tiro pelas costas segue em liberdade

A Justiça de São Paulo manteve em liberdade o policial militar Fábio Anderson Pereira de Almeida, acusado de matar pelas costas o marceneiro Guilherme Dias no último dia 4 de julho. O PM chegou a ficar preso por menos de duas semanas no final de agosto, mas foi solto mediante decisão do desembargador Marco de Lorenzi, da 14ª Câmara de Direito Criminal.

Em 23 de setembro, os advogados da família da vítima pediram nova prisão preventiva, alegando que o policial estaria coagindo a única testemunha do crime — um colega de trabalho de Dias que presenciou o homicídio a poucos metros de distância.

No entanto, em decisão da última sexta-feira (17), a juíza Paula Marie Konno, da 2ª Vara do Júri da capital, rejeitou o pedido. Para a magistrada, o fato de a testemunha ter abandonado o emprego, mudado de endereço e apresentado versões distintas em seus depoimentos não seria suficiente para comprovar coação.

Ela destacou que a testemunha começou a faltar ao trabalho em 20 de agosto, quando o réu já estava preso há mais de cinco dias — o que, em sua avaliação, “esvazia a alegação da acusação”. Quanto à mudança de endereço, a juíza também afirmou não haver “elementos concretos” que permitissem relacioná-la a uma possível intimidação.

Guilherme Dias foi morto na volta do trabalho
RELEMBRE O CASO

O crime aconteceu na noite do dia 4 de julho, na Estrada Turística de Parelheiros, zona sul de São Paulo. O marceneiro Guilherme Dias Santos, de 26 anos, voltava do trabalho quando foi atingido na cabeça por um tiro na cabeça disparado pelo policial militar Fábio Anderson Pereira de Almeida.

Segundo informações da época, o PM reagiu a uma tentativa de roubo praticada por um grupo de motociclistas e atirou contra os suspeitos. Em seguida, viu um homem correndo e atirou novamente. Esse homem era Guilherme, que seguia em direção a um ponto de ônibus e não tinha relação com a ocorrência.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

27 out 2025

Entidades protestam contra campanha higienista da Prefeitura de Curitiba

De acordo com ONGs, pessoas em situação de rua da Capital paranaense sofrem com negligência do poder público
27 out 2025

Homem espanca companheira, divulga vídeos íntimos e é preso durante o “saidão”

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito cumpria pena em regime semiaberto e aproveitava o período de saída temporária
27 out 2025

Previsão da inflação cai pela quinta vez consecutiva

Número fica próximo ao teto da meta do Banco Central, que é de 4,5%
27 out 2025

Sem ter o que fazer, Damares arma debate no Senado sobre a Bíblia

Projeto que proíbe alterações, adaptações, edições, supressões ou adições no livro
27 out 2025

Museu da Pessoa abre inscrições para projetos sobre Vidas Indígenas

Educadores disputam prêmio para transformar acervo em planos de aula

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário