Uma falha no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, operada pela ViaQuatro, causou transtornos generalizados aos passageiros na manhã desta terça-feira (21). A interrupção, que durou horas, obrigou usuários a recorrerem a ônibus do Paese e a carros por aplicativo, que chegaram a cobrar R$ 99 por uma corrida.
Nas redes sociais, os relatos foram de frustração. “Hoje eu fui humilhada pela Linha 4 do metrô e tô num Uber que deu 99 reais”, escreveu uma passageira. Outra usuária ecoou o sentimento: “Mais um dia sendo humilhada pela Linha 4-Amarela”. Um passageiro resumiu: a linha “destruiu” seu dia.
Em resposta à pane, a ViaQuatro acionou o Plano de Atendimento de Emergência ao Sistema de Estrutural (Paese). Segundo a SPTrans, a concessionária solicitou 24 ônibus às 4h50 — apenas 10 minutos após o início da operação — para cobrir o trecho entre as estações Luz e Vila Sônia. Às 6h45, foi pedido um reforço de mais 10 veículos.
A SPTrans explicou que o início do atendimento não é imediato, pois é necessário acionar as empresas e redirecionar os ônibus até as estações. Como medida de segurança, a ViaQuatro também interrompeu temporariamente as transferências para outras linhas nas estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros.
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