Skip to content Skip to footer

Deputado do PL quer punir universidades públicas que ofereçam ações afirmativas

Alex Brasil
(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Alex Brasil (PL) protocolou na última semana, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), um projeto de lei na Assembleia Legislativa que tenta proibir que as universidades públicas ou conveniadas de adotarem políticas de ação afirmativa, como as cotas para estudantes e servidores.

A proposta estabelece uma multa de R$ 100 mil por edital que descumprir a eventual lei, além da suspensão de repasses de verbas públicas à instituição.

O parlamentar integra um movimento mais amplo dentro de seu partido. Junto com o deputado Jessé Lopes e com o governador Jorginho Mello (PL), ele tem intensificado críticas às ações afirmativas, com foco recente na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As ações afirmativas são políticas públicas consolidadas com o objetivo de reparar desigualdades históricas e promover justiça social para populações sistematicamente excluídas.

Dados e estudos acadêmicos demonstram que a presença de estudantes pretos, pardos, indígenas e oriundos das classes D e E nas universidades públicas cresceu de forma significativa após a implementação das cotas, alterando o perfil demográfico dessas instituições.

Embora existam pareceres técnicos, isso não muda a ideia da extrema-direita, que odeia ver pessoas não-brancas ascenderem via educação.

A postura do PL catarinense contra as cotas universitárias contrasta com a defesa que o partido faz de outras formas de reserva de vagas.

A legenda tem se mostrado favorável a “cotas políticas” para aliados, a exemplo da acolhida a filiados vindos do Rio de Janeiro — incluindo os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro —, mesmo que isso implique abrir mão de espaços tradicionalmente ocupados por políticos locais.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário