Skip to content Skip to footer

Rodrigo Alarcon revela a atmosfera do Brasil profundo em novo álbum “Guizo de Cascavel”

O cantor e compositor Rodrigo Alarcon (@rodrigoalarconoficial) lança seu novo álbum “Guizo de Cascavel” em parceria com a Taquetá Records e produção assinada por Niela Moura. O trabalho o apresenta como um profeta navegante, conduzindo o público por diferentes paisagens e atmosferas sonoras do Brasil. Ao longo de 11 faixas e participações especiais de Pedro Altério, IVYSON, Rashid e Nina Oliveira, o artista oferece uma travessia pelas delicadezas do dia a dia, traduzindo em música os detalhes que revelam poesia em meio à vida comum. 

O projeto chega como um rito de passagem afirmando o amadurecimento de Alarcon enquanto intérprete e compositor, ao mesmo tempo que amplia as fronteiras da MPB com o frescor e contemporaneidade. “‘Guizo de Cascavel’ é fruto de anos de trabalho, pesquisa e experimentações sobre o que é e até onde vai essa tal Música Popular Brasileira. Desde o primeiro vídeo que lancei cantando uma composição minha, venho nessa busca para entender quem e o que sou eu nesse caldeirão de possibilidades que a sigla MPB carrega. Por isso, quando observo minha trajetória artística, entendo esse álbum como uma consequência natural de tudo que vivi”, conta.   

O álbum resulta da soma das viagens, dos shows e das vivências do artista em diferentes cidades do país, trazendo como repertório a cultura e a sonoridade locais, reflexo de um Brasil profundo que se revela nos saberes e ritmos de cada região. Do maracatu à viola caipira, do samba aos diálogos com gêneros como jazz e rock, o trabalho traduz uma trajetória que entrelaça tradições e experimentações. O nome “Guizo de Cascavel” evoca metáforas de alerta, identidade e força. Tal qual a cobra que anuncia sua presença antes do bote, o álbum se coloca como manifesto artístico. 

Alarcon divide as composições com Niela Moura, cuja contribuição foi essencial para dar fluidez à sonoridade do projeto: “Com a parceria e produção impecável de Niela, chegamos em uma mistura riquíssima de gêneros brasileiros e latino-americanos. O álbum vai da música do sertão brasileiro ao rock’n roll, passando pela fusão do reggae com baião, tem samba com salsa e muito mais. Inclusive, uma das faixas é dedicada a reverenciar grande parte dos artistas que me espelhei ao longo da vida e que têm total influência no resultado final de ‘Guizo de Cascavel’”, destaca Rodrigo.

O repertório reúne sete faixas inéditas: “Saudade Dela“, “Guizo de Cascavel” – que dá nome ao álbum –  “Maria” (feat. Nina Oliveira), “Fofoca“, “Mão da Cartomante“, “Bom Rock Bom Roll” e “Saudade Dela (fim)“, além das quatro já lançadas, “Menino Amor“, “Até O Sol Aparecer” (feat. IVYSON e Pedro Altério), “Pegapacapá” (part. Rashid) e “Garota do Fantástico“. 

O projeto busca mostrar o tamanho das sutilezas que o Brasil carrega, seja em um gesto corriqueiro ou na grandeza da sua diversidade cultural. Nele, Alarcon se apresenta reverenciando o profeta Gentileza como “poeta, profeta, errante, navegante” – assim como foi batizado por Ronaldo Fraga, que assina o figurino – e reafirma sua missão com a palavra e a poesia das canções, como um pregador urbano brasileiro. 

Visualmente, o projeto reforça essa dualidade: na capa, Alarcon aparece em meio ao caos colorido de uma loja popular, vestido em figurino performático que contrasta com a sobrecarga imagética do cenário. Já na contracapa, caminha por um espaço minimalista, ladeado pelo símbolo da cascavel, metáfora de movimento, travessia e reinvenção. 

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário