Skip to content Skip to footer

Senado aprova projeto que restringe aborto após 22 semanas

Senado em votação sobre aborto
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Em uma sessão rápida e com pouca presença de senadores, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira (15) um projeto que restringe o aborto após a 22ª semana de gestação. A votação simbólica marca apenas o início do processo, que ainda passará pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ) antes de chegar ao plenário.

O projeto altera o Código Civil, garantindo que, a partir da 23ª semana, qualquer interrupção da gravidez ocorra por meio de antecipação do parto, com esforços para preservar a vida do feto sempre que houver risco grave à gestante.

Na prática, a medida limita direitos atualmente reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal e pela legislação, que permitem aborto em casos de risco à vida da mãe, gravidez resultante de estupro ou fetos anencéfalos.

A proposta não deixa clara a situação de fetos inviáveis antes da 22ª semana e não define autorização expressa para esses casos. Além disso, estabelece que o Estado deve proteger os direitos do nascituro, inclusive com atuação da Defensoria Pública e curadores especiais, reconhecendo a vida intrauterina como parte da dignidade humana.

Movimentos contrários ao aborto atuam no Congresso há anos, e em 2023 foi criada a Frente Parlamentar Mista contra o Aborto. Entre os principais defensores das restrições estão a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da CDH, e o senador Eduardo Girão (Novo-CE), relator da proposta.

Atualmente, o aborto é crime no Brasil, com exceções previstas em lei e decisões do STF, que incluem casos de anencefalia, estupro e risco à vida da gestante. Não há limite temporal oficial na legislação, mas normas médicas e decisões judiciais têm restringido o procedimento após a 22ª semana, alinhando-se às mudanças propostas pela CDH.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário