Skip to content Skip to footer

Prefeito de Cuiabá viaja com tudo pago para missão em Dubai e na China

Abílio Brunini
(Foto: Rennan Oliveira)

A Câmara Municipal de Cuiabá autorizou, por 20 votos a 1, o prefeito Abílio Brunini (PL) a se afastar do cargo entre 25 de outubro e 10 de novembro para participar de uma missão internacional nos Emirados Árabes Unidos e na China — com todas as despesas de passagens custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o documento aprovado, Brunini integrará a comitiva do Governo de Mato Grosso em eventos que incluem a Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025, em Dubai, e a China International Import Expo (CIIE 2025), em Xangai. A viagem tem como objetivo buscar investimentos e parcerias internacionais nas áreas de tecnologia, segurança alimentar, logística e sustentabilidade.

O prefeito, conhecido por suas críticas ao regime chinês, fará a viagem com custos cobertos pela Embaixada, sem que o projeto especifique valores referentes a hospedagem, diárias ou alimentação. Durante o período, a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo) assumirá o comando da Prefeitura.

Além do prefeito, dois vereadores — Eduardo Magalhães (Republicanos) e Demilson Nogueira (PP) — também foram autorizados a participar da missão, representando a Câmara Municipal. As passagens dos parlamentares serão pagas com recursos do próprio Legislativo, mas, assim como no caso do prefeito, não há detalhes sobre demais despesas.

O único voto contrário foi do vereador Dídimo Vovô (PSB), que criticou a viagem de Brunini à “China comunista” enquanto Cuiabá enfrenta problemas na área da saúde, como a possibilidade de greve de médicos e enfermeiros.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário