Skip to content Skip to footer

Prefeito de Cuiabá viaja com tudo pago para missão em Dubai e na China

Abílio Brunini
(Foto: Rennan Oliveira)

A Câmara Municipal de Cuiabá autorizou, por 20 votos a 1, o prefeito Abílio Brunini (PL) a se afastar do cargo entre 25 de outubro e 10 de novembro para participar de uma missão internacional nos Emirados Árabes Unidos e na China — com todas as despesas de passagens custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o documento aprovado, Brunini integrará a comitiva do Governo de Mato Grosso em eventos que incluem a Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025, em Dubai, e a China International Import Expo (CIIE 2025), em Xangai. A viagem tem como objetivo buscar investimentos e parcerias internacionais nas áreas de tecnologia, segurança alimentar, logística e sustentabilidade.

O prefeito, conhecido por suas críticas ao regime chinês, fará a viagem com custos cobertos pela Embaixada, sem que o projeto especifique valores referentes a hospedagem, diárias ou alimentação. Durante o período, a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo) assumirá o comando da Prefeitura.

Além do prefeito, dois vereadores — Eduardo Magalhães (Republicanos) e Demilson Nogueira (PP) — também foram autorizados a participar da missão, representando a Câmara Municipal. As passagens dos parlamentares serão pagas com recursos do próprio Legislativo, mas, assim como no caso do prefeito, não há detalhes sobre demais despesas.

O único voto contrário foi do vereador Dídimo Vovô (PSB), que criticou a viagem de Brunini à “China comunista” enquanto Cuiabá enfrenta problemas na área da saúde, como a possibilidade de greve de médicos e enfermeiros.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário