Skip to content Skip to footer

Gonet pede condenação de sete réus por campanha de desinformação ligada aos atos de 8 de janeiro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet
(Foto: Pedro França/Agência Senado)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou nesta terça-feira (14) ser favorável à condenação dos sete réus identificados como integrantes do chamado “núcleo quatro” da trama golpista investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo foi responsável pela disseminação de notícias falsas que ajudaram a alimentar o clima de instabilidade antes e depois das eleições de 2022, que resultaram nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O julgamento, que ocorre na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), deve se estender até a próxima semana. Gonet afirmou que as campanhas de desinformação promovidas pelos réus tiveram impacto direto na mobilização de apoiadores e na tentativa de ruptura institucional.

De acordo com a PGR, Denicoli e Almeida teriam atuado na divulgação de suspeitas infundadas sobre o sistema eletrônico de votação, enquanto Abreu e Denicoli tentaram interferir no relatório do Ministério da Defesa sobre as urnas.

A defesa de Ailton Barros alegou que ele não colocou em prática as orientações que teria recebido do ex-ministro Walter Braga Netto, já condenado em outro núcleo do processo. Outros advogados argumentaram que seus clientes apenas cumpriram funções técnicas ou contratos formais, sem ligação direta com atos criminosos.

Após a manifestação do procurador-geral, o STF iniciou as sustentações orais das defesas. O julgamento é parte de uma série de ações que investigam diferentes núcleos da tentativa de golpe e o papel de cada grupo nas ações antidemocráticas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário