Skip to content Skip to footer

Gonet pede condenação de sete réus por campanha de desinformação ligada aos atos de 8 de janeiro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet
(Foto: Pedro França/Agência Senado)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou nesta terça-feira (14) ser favorável à condenação dos sete réus identificados como integrantes do chamado “núcleo quatro” da trama golpista investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo foi responsável pela disseminação de notícias falsas que ajudaram a alimentar o clima de instabilidade antes e depois das eleições de 2022, que resultaram nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O julgamento, que ocorre na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), deve se estender até a próxima semana. Gonet afirmou que as campanhas de desinformação promovidas pelos réus tiveram impacto direto na mobilização de apoiadores e na tentativa de ruptura institucional.

De acordo com a PGR, Denicoli e Almeida teriam atuado na divulgação de suspeitas infundadas sobre o sistema eletrônico de votação, enquanto Abreu e Denicoli tentaram interferir no relatório do Ministério da Defesa sobre as urnas.

A defesa de Ailton Barros alegou que ele não colocou em prática as orientações que teria recebido do ex-ministro Walter Braga Netto, já condenado em outro núcleo do processo. Outros advogados argumentaram que seus clientes apenas cumpriram funções técnicas ou contratos formais, sem ligação direta com atos criminosos.

Após a manifestação do procurador-geral, o STF iniciou as sustentações orais das defesas. O julgamento é parte de uma série de ações que investigam diferentes núcleos da tentativa de golpe e o papel de cada grupo nas ações antidemocráticas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Peritos da PF vão checar saúde de Bolsonaro nesta quarta-feira (16)

Exame vai determinar se STF autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia recomendada pelos médicos dele
16 dez 2025

Hipocrisia: em dez anos, Zezé Di Camargo recebeu R$ 32 milhões de dinheiro público

Valores incluem contratos via Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc, emendas parlamentares e pagamentos diretos de prefeituras sem licitação
16 dez 2025

Moraes diz que Marília Alencar agiu com “direcionamento político” para tumultuar 2º turno

Com o voto de Moraes – que pediu a condenação de todos –, o julgamento segue com os votos dos demais ministros da Primeira Turma. A expectativa é de que a sessã

Moraes vota para condenar militares que planejaram matar Lula

Plano “Punhal Verde Amarelo” previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do próprio Moraes
16 dez 2025

Álbum “Vander Lee, Voz e Violão – Vol. 1” chega às plataformas digitais

O projeto será uma oportunidade de celebrar toda a poesia e a grandeza de um dos artistas mais marcantes da música brasileira.

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário