Skip to content Skip to footer

Israel restringe envio de ajuda a Gaza após impasse com o Hamas

Israel restringe ajuda a Gaza
(Foto: AFP/Reprodução)

Israel decidiu reduzir o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza após o Hamas não devolver todos os corpos dos reféns mortos no ataque de 7 de outubro de 2023. A informação foi confirmada por autoridades israelenses à agência Reuters nesta terça-feira (14). A medida inclui a manutenção do fechamento da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito — principal rota de entrada de alimentos, medicamentos e suprimentos no sul do território palestino.

De acordo com as fontes, a restrição deve permanecer ao menos até quarta-feira (15), sem prazo definido para reabertura. O governo israelense alega que o grupo palestino descumpriu o acordo de cessar-fogo firmado na semana passada, no qual havia se comprometido a liberar todos os 48 reféns, incluindo os corpos de 28 vítimas. Até o momento, o Hamas entregou 20 reféns vivos e os corpos de quatro pessoas, alegando desconhecer o paradeiro dos demais.

Após o acordo, a Turquia anunciou a criação de uma força-tarefa internacional para tentar localizar os corpos ainda desaparecidos em Gaza, com apoio dos Estados Unidos e de Israel.

Enquanto isso, a ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apelaram para a reabertura imediata de todas as fronteiras do enclave. O porta-voz do CICV, Christian Cardon, destacou a urgência em garantir a entrada de suprimentos, afirmando que as restrições atuais impedem o socorro às populações mais afetadas.

Paralelamente, o Exército israelense informou ter atirado contra um grupo de “suspeitos” que se aproximou das tropas em Gaza, em uma área delimitada pelo cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. Cinco palestinos morreram no incidente, que Israel classificou como violação do acordo e reforçou o alerta para que civis evitem se aproximar das zonas militares.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário