Skip to content Skip to footer

Apagão nacional deixa milhões sem luz após incêndio em subestação no Paraná

Apagão
(Foto: Internet/Reprodução)

Um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), provocou um apagão que atingiu diversas regiões do país na madrugada desta terça-feira (14). O problema começou por volta das 0h32, quando um reator do sistema de transmissão, operado por Furnas no complexo administrado pela Copel, pegou fogo e desligou toda a estrutura. O incidente acionou automaticamente o sistema de proteção elétrica, o que resultou em cortes de energia em várias partes do Brasil.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o blecaute afetou principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, mas houve registros de falta de energia também na Bahia, Ceará, Amazonas, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Em São Paulo, cerca de 937 mil clientes da Enel ficaram sem luz. No Rio, 727 mil imóveis foram impactados, segundo Light e Enel.

O Ministério de Minas e Energia informou que a recomposição das cargas foi realizada de forma controlada e que o fornecimento foi restabelecido em etapas. Nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a energia voltou até 1h30, e no Sul, por volta das 2h30. O fogo foi controlado ainda na madrugada, sem danos a equipamentos da Copel ou de outras empresas instaladas no local.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que será aberta uma investigação para apurar as causas do incêndio. Ele destacou que os desligamentos automáticos são mecanismos de proteção do sistema, e que a resposta rápida indica que ele funcionou corretamente.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o episódio não tem relação com falta de geração de energia, mas com falhas pontuais na infraestrutura elétrica.

Temos energia de sobra. O que houve foi um problema técnico e não de abastecimento

afirmou.

O ONS estima que o corte total chegou a cerca de 10 gigawatts, afetando temporariamente o equilíbrio entre geração e consumo em várias regiões. Uma reunião entre o ministério, o ONS e as concessionárias foi marcada para esta terça-feira, às 11h, a fim de apurar as causas do incêndio e evitar novas ocorrências semelhantes.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário