Skip to content Skip to footer

Abandonada pela família, jovem com autismo vive em hospital público de GO

Autismo
(Foto: Freepik/Reprodução)

Uma adolescente de 16 anos, diagnosticada com grau severo de autismo, vive há três meses no Hospital Municipal do Jardim Ingá, em Luziânia (GO), após ser rejeitada pela própria mãe. A jovem perdeu a avó — única pessoa com quem morava e que cuidava dela — e acabou sem ter para onde ir.

Após a morte da avó, em São Paulo, a garota foi levada para a casa da mãe, que recusou ficar com a guarda. Sem estrutura familiar, ela foi acolhida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Luziânia, onde permaneceu por um mês. Diante da falta de condições adequadas no local, foi transferida para o hospital, onde segue internada desde então.

Com cabelos escuros e sempre de “maria-chiquinha”, se tornou figura conhecida nos corredores do hospital. Ocupa um dos 110 leitos da enfermaria, adaptado pelos funcionários para que tivesse um espaço próprio.

Segundo relatos da equipe, a adolescente tem dificuldade de se expressar, mas é carismática e cativa quem convive com ela.

Ela é muito querida. Todo mundo aqui tem um carinho enorme

contou uma funcionária emocionada.

O diretor da unidade, Fernando Neves, confirmou que a jovem permanece internada por apresentar um quadro psiquiátrico que requer acompanhamento contínuo. Segundo ele, a garota vem recebendo tratamento especializado e não tem condições de receber alta por enquanto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia informou que o caso é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, sob supervisão do Juizado da Infância e da Juventude. O Ministério Público de Goiás também monitora a situação, que segue sob tutela do município.

O futuro da adolescente ainda é incerto. Nenhum órgão estadual ou municipal soube informar o que será feito quando ela estiver pronta para deixar o hospital. A mãe e outros familiares não foram localizados.

*Com informações do Metrópoles.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário