Skip to content Skip to footer

Criador do “Pixuleco” volta a ser preso, agora por descumprir medida protetiva

Criador do Pixuleco
(Foto: Reprodução)

Vinícius Carvalho Aquino, de 33 anos, criador do boneco “Pixuleco”, foi preso em flagrante no último sábado (11), em Brasília, acusado de descumprir uma medida protetiva contra a ex-namorada.

A prisão ocorreu em um restaurante no Setor de Clubes Sul, onde a vítima estava em uma confraternização com amigas. Segundo o relato, o bacharel em Direito teria ido até o local após ver publicações nas redes sociais e se sentado próximo ao grupo, adotando uma postura considerada intimidatória.

A mulher afirmou ter acionado o monitoramento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) após perceber que ele não deixaria o restaurante. A Polícia Militar foi acionada e prendeu Vinícius no local. O caso foi encaminhado à Delegacia de Atendimento à Mulher, e, após audiência de custódia, a prisão foi convertida em preventiva.

Na decisão, a juíza Ana Paula da Cunha destacou o “risco intolerável” à vítima, lembrando que o acusado já havia descumprido medidas protetivas anteriores. Segundo ela, o histórico aponta uma “reiteração de condutas” e um “escalonamento de violência”, tornando inviável sua liberdade provisória.

A defesa de Vinícius alegou que a mulher teria procurado o ex-companheiro após o rompimento, e que o processo ainda está em fase inicial, sendo prematuro qualquer julgamento.

Vinícius ganhou notoriedade em 2015 ao criar o boneco “Pixuleco”, que retratava o então ex-presidente Lula com roupas de presidiário, símbolo usado em manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff. Ele também já havia sido denunciado em 2022 por perturbação da tranquilidade de outra ex-namorada, mas acabou absolvido.

A defesa informou que acompanha o caso e reforçou “confiança na Justiça para o esclarecimento dos fatos”.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário