Skip to content Skip to footer

DJANHO!, a mostra internacional de cinema fantástico de Curitiba, anuncia programação da edição de 2025 com mais de 50 filmes

A foto mostra uma exibição durante edição anterior no terraço do Cine Passeio, em Curitiba.
Exibição durante a edição anterior no terraço do Cine Passeio, em Curitiba. Foto: Lucia Biscaia/Divulgação.

Um dos principais eventos de cinema fantástico do país, a mostra DJANHO! divulgou a programação completa para a edição 2025, que acontece entre 29 de outubro e 5 de novembro. Este ano, o evento movimenta diversos pontos culturais de Curitiba, como Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba (Sala Groff), Museu de Ciências Forenses (antigo Necrotério do IML) e Espaço Cadeia Produtiva (MIS-PR). Além das sessões, a programação inclui palestras, bate-papos com realizadores, festas e mostras temáticas.

A sessão de abertura será no Cine Passeio, no dia 29 de outubro, com o longa Ogiva (Brasil, 2025). A exibição conta com a presença do diretor Cadu Rosenfeld e parte da equipe de produção. Outros destaques nacionais são os longas de horror Edifício Bonfim, de Lígia e Tomás Wallpaper; Sob o Domínio, de Julio Cesar Napoli; e a ficção científica Consequências Paralelas, de Gabriel França e CD Vallada. 

Cerca de metade dos filmes exibidos é do Brasil. “O DJANHO! sempre teve o compromisso de valorizar o cinema nacional, especialmente as produções independentes. É importante que o público veja que existe uma cena viva e inventiva por aqui — e que ela dialoga com o que há de mais interessante no mundo”, avalia o criador do evento Paulo Biscaia Filho. Ao todo, o festival exibirá 53 filmes de 11 países e quatro continentes, entre longas e curtas-metragens. 

Curitiba será representada na programação com o longa-metragem Aloha, Malandro, de Evandro Scorsin. A trama mistura humor e violência cotidiana e acompanha Jairo, um homem quebrado que sonha em viver em paz no Havaí, mas acaba se envolvendo em um assalto, um romance e uma sequência de crimes acidentais.

Clássicos

A edição do DJANHO! de 2025 terá uma mostra de clássicos, com títulos que marcaram a história do horror. Entre os títulos estão The Stuff (1985), de Larry Cohen; O Retorno dos Mortos-Vivos (1985), de Dan O’Bannon; O Vingador Tóxico (1984), de Michael Herz e Lloyd Kaufman; e A Noiva de Frankenstein (1935), de James Whale. As exibições acontecem em sessões especiais no Museu de Ciências Forenses, onde era o antigo necrotério de Curitiba, e a organização promete surpresas para algumas das sessões. 

Uma das novidades deste ano é a mostra “Máquinas do DJANHO”, dedicada a curtas que exploram o impacto da tecnologia na vida contemporânea. A seleção aborda temas como inteligência artificial, vigilância e o medo do desconhecido nas relações humanas. A programação ainda inclui um circuito de festas com temática de Halloween.  

DJANHO!

O DJANHO! ganhou vida em 2013 por meio da produtora Vigor Mortis, com o nome “Grotesc-O-Vision”. Em 2022, a mostra foi rebatizada como “DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá!”, quando se consolidou como o maior festival do gênero no Paraná e um dos maiores do país. Desde então, o evento se consolidou como um espaço de celebração do cinema fantástico, reunindo produções nacionais e internacionais, de cineastas consagrados e independentes, promovendo o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos.

SERVIÇO

DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá

Quando: de 29 de outubro a 5 de novembro de 2025

Onde: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410); Cinemateca de Curitiba – Sala Groff (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174); Museu de Ciências Forenses – Polícia Científica do Paraná (Avenida Visconde de Guarapuava, 2652) e Espaço Cadeia Produtiva – MIS-PR (Rua Barão do Rio Branco, 395).

Ingressos: R$ 6 nas sessões do Cine Passeio e gratuitos nos demais espaços.

Programação completa: www.djanho.com

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário