Skip to content Skip to footer

PF cumpre 66 mandados e amplia ofensiva contra fraude bilionária do INSS

Operação da PF
(Foto: Gov.br/Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (09), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema bilionário de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS.

Estima-se que os prejuízos somem R$6,3 bilhões, envolvendo empresários, servidores públicos e operadores ligados a redes políticas da extrema direita.

Com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão em oito estados e no Distrito Federal, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A ofensiva resultou na apreensão de veículos de luxo, armas, computadores e dinheiro em espécie, além do bloqueio de contas vinculadas a investigados.

As apurações revelam a prática de crimes como estelionato contra idosos, corrupção ativa, peculato, inserção de dados falsos em sistemas oficiais e lavagem de capitais.

Considerada uma das maiores operações contra fraudes previdenciárias no país, a investigação já produziu consequências de peso: a queda do então presidente do INSS, Alessandro Steffanuto, e a prisão de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, apontado como um dos principais operadores do esquema.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário