Os preços de alimentos e bebidas caiu pelo quarto mês seguido em setembro, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a queda foi de 0,33%.
Também ficaram mais baratos serviços de comunicação (-0,22%) e artigos de residência (-0,45%). Na média geral, a inflação em setembro ficou em 0,52%. No ano, o indicador soma 3,62%. Já no acumulado de 12 meses, a alta é de 5,1%.
- Efeito Lula: preço da cesta básica cai em 22 de 27 capitais
- Governo Lula quer que estados e municípios destinem alimentos afetados pelo tarifaço à merenda escolar
- Mercado volta a prever inflação menor e crescimento maior para 2025
O principal motivo para esse índice foi o aumento de 3,28% no item “habitação”. A explicação para a alta está no encarecimento da conta de luz (10,57%), causada pela devolução do Bônus Itaipu, desconto na conta de agosto que beneficiou 80,8 milhões de consumidores.
A cobrança extra é determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para custear usinas termelétricas em tempos de baixa nos reservatórios das hidrelétricas. O adicional é necessário, pois a energia gerada pelas termelétricas é mais cara que a hidrelétrica.
Bookmark