Skip to content Skip to footer

Relator quer acelerar projeto que combate falsificação de bebidas

Projeto torna adulteração de bebidas crime hediondo. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O relator do projeto que torna a falsificação e adulteração de bebidas crime hediondo, deputado Kiko Celeguim (PT-SP), defendeu celeridade na votação da proposta como resposta do Congresso à crise do metanol. Três mortes já foram confirmadas em São Paulo, e há outras investigações em curso também em outros estados.

Para Celeguim, diante das mortes e da proliferação dos casos de intoxicação, o Legislativo precisa buscar soluções urgentes para proteger os consumidores. Na avaliação do deputado, a simples transformação da prática de falsificação em crime hediondo e aumento de penas pode não ser suficiente. Ele considera que, atualmente, a falsificação não é mais uma ação isolada, pois há indícios de envolvimento do crime organizado.

Fiscalização

De acordo com o parlamentar, é preciso ainda aumentar a fiscalização e o controle na fabricação e comercialização das bebidas. “Só penalizar não resolve. É importante que esse debate e essa oportunidade ofereçam ao governo e à sociedade a necessidade de construir um grande plano de controle e rastreabilidade de produtos sensíveis para além da bebida”, disse.

Segundo Celeguim, é necessário ainda alterações no Código Penal em relação a esse tipo de crime. “São mais de 250 notificações em 14 estados brasileiros, por isso talvez precisemos ajustar a nossa legislação. Não só com relação ao aumento de pena, mas melhorar a tipificação desse crime de falsificação de bebidas, que é muito vago no nosso Código Penal”, afirmou.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário