A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta um cenário de estabilidade na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento mostra que 48% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto 49% o desaprovam — um empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Os números mantêm a tendência observada em setembro, quando 46% aprovavam e 51% desaprovavam a gestão. Desde maio, Lula vinha apresentando uma recuperação gradual após queda nos primeiros meses do ano.
O apoio ao governo segue concentrado no Nordeste, onde 62% avaliam positivamente a administração, contra 36% que desaprovam. Já no Sudeste, o presidente registra leve melhora: a aprovação subiu de 41% para 44%, enquanto a desaprovação caiu de 55% para 52%. No Sul, o movimento também é positivo, com queda de 60% para 56% na rejeição.
- Bolsonaristas “entram em parafuso” após conversa de Trump com Lula
- Veto de Lula fecha “janela eleitoral” de Bolsonaro para 2030
- Ligação entre Lula e Trump muda clima no Senado e pode adiar votação sobre tarifaço
Ao avaliar o desempenho do governo, 37% dos entrevistados consideraram a gestão ruim, 33% a avaliaram de forma positiva e 27% disseram que o trabalho é regular. A percepção de que o governo está “pior do que o esperado” caiu de 50% em setembro para 45% em outubro, enquanto 25% acreditam que está melhor do que imaginavam.
A pesquisa também investigou o cumprimento de promessas de campanha: 32% consideram que Lula tem conseguido entregar o que prometeu, e 63% dizem o contrário.
O levantamento foi feito entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Bookmark