Skip to content Skip to footer

Influencers brasileiras promovem programa suspeito de tráfico humano na Rússia

Influencers brasileiras
(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Uma campanha que prometia “trabalho remunerado e experiência internacional” na Rússia chamou atenção nas últimas semanas — e agora está no centro de uma grave investigação internacional. Influenciadoras brasileiras, entre elas MC Thammy, Isabella Duarte, Catherine Bascoy e Aila Loures, divulgaram o chamado Programa Start, que oferecia salários de até US$ 680, hospedagem, passagens pagas e aulas de russo para jovens interessadas em atuar nas áreas de hotelaria, alimentação e logística.

O que parecia ser uma oportunidade legítima, no entanto, pode esconder um esquema de recrutamento para fábricas de drones militares usados na guerra da Ucrânia. Segundo relatórios da Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional e do Instituto de Ciência e Segurança Internacional, participantes do programa — sobretudo mulheres entre 18 e 22 anos — acabam sendo direcionadas para a Zona Econômica Especial de Alabuga, no Tartaristão, onde enfrentam jornadas exaustivas, vigilância constante e condições de trabalho degradantes. Há relatos de retenção de passaportes e restrição de circulação.

A Interpol e governos de países como África do Sul, Quênia e Argentina já investigam o caso como possível tráfico humano. Autoridades ucranianas afirmam que mais de 90% das inscritas no programa atuam na produção de drones de guerra.

Após a repercussão, MC Thammy apagou os vídeos e declarou ter rompido o contrato com a empresa. Catherine Bascoy e Aila Loures também se manifestaram, dizendo ter sido enganadas e que tomaram providências jurídicas. A embaixada russa nega qualquer irregularidade, classificando as denúncias como “campanha de desinformação”.

O site do programa segue ativo, sem registro oficial no Brasil, oferecendo o mesmo “sonho” que agora é investigado como uma possível armadilha internacional.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário