Skip to content Skip to footer

João Gomes faz história no Tiny Desk Brasil e homenageia, indiretamente, o Dia do Nordestino

João Gomes
(Foto: Fernanda Carvalho)

Na véspera do Dia do Nordestino, o cantor e compositor pernambucano João Gomes protagonizou um momento simbólico para a música brasileira. Nesta terça (7), ele inaugurou o Tiny Desk Brasil, versão nacional do icônico projeto da NPR, que chega ao país com gravações no escritório do Google em São Paulo. A estreia, marcada por uma atmosfera intimista, uniu dois símbolos de orgulho: a força da cultura nordestina e a expansão da música popular brasileira no cenário global.

Acompanhado de uma banda de sete músicos, entre eles Jeovanny Sanfoneiro, Michael Pipoquinha e Chibatinha, João apresentou sucessos como “Dengo”, “Eu Tenho a Senha” e “Deusa de Itamaracá”, além de releituras que exaltam suas raízes no sertão.

Um fã me perguntou o que eu vim fazer em São Paulo. Eu disse: ‘Tô indo ali, fazer história!’

contou o artista, com o humor e a simplicidade que o tornaram querido pelo público.

O Tiny Desk Brasil é apenas o terceiro projeto fora dos Estados Unidos, ao lado das versões japonesa e sul-coreana, e marca uma nova fase para a música produzida no país, valorizando arranjos autênticos e vozes que representam diferentes regiões.

A coincidência do lançamento com o Dia do Nordestino (8 de outubro) reforça o simbolismo do momento. A data, criada em homenagem ao poeta Patativa do Assaré, celebra a força e a identidade do povo nordestino, que há séculos inspira a literatura, a música e as artes brasileiras.

Mais do que uma simples apresentação, a estreia de João Gomes no Tiny Desk Brasil foi um tributo à resistência cultural e à diversidade sonora do Nordeste. Em um formato intimista, sem grandes produções ou efeitos, o cantor mostrou que a potência da arte nordestina está justamente na verdade de sua expressão, simples, profunda e universal.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário