Skip to content Skip to footer

Conselho de Ética abre processo contra deputados amotinados

No início de agosto, deputados paralisaram Câmara para tentar forçar votação de uma anistia para Jair Bolsonaro e demais envolvidos na trama golpista
Bolsonaristas durante ocupação da Mesa Diretora da Câmara: deputados devem ser suspensos. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (07) a abertura de processo disciplinar contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), que participaram do motim no plenário da Casa, no início de agosto, para tentar forçar votação de uma anistia para Jair Bolsonaro e demais envolvidos na trama golpista.

Os processos foram apresentados pela Mesa Diretora da Câmara e receberam parecer favorável do corregedor da casa, deputado Diego Coronel (PSD-BA), que recomendou a suspensão do deputado Pollon por 90 dias. Já Marcel Van Hattem e Zé Trovão devem receber uma punição de 30 dias. Todos são acusados de obstrução da cadeira da Presidência durante a ocupação.

Foram sorteados para relatar o processo os deputados Castro Neto (PSD-PI), Albuquerque (Republicanos-RR) e Zé Haroldo Catedral (PSD-RR). Caberá ao presidente do Conselho, Fábio Schiochet (União-SC), escolher o relator.

Ofensas a Motta

Pollon responderá ainda outro processo por ofensas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Repub-PB). No início de agosto, durante uma manifestação de bolsonaristas no Mato Grosso do Sul, o deputado chamou Motta de “bosta” e “baixinho de um metro e 60”.

O corregedor também concordou com a aplicação de censura escrita para 14 parlamentares da oposição que participaram do motim: Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS), além de Pollon, Van Hattem e Zé Trovão.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
10 out 2025

No estado governado por Tarcísio (SP), 8 milhões passam fome

Quase 20% da população do estado enfrenta a insegurança alimentar
10 out 2025

Derrite desmente Tarcísio e confirma que PCC está por trás da adulteração de bebidas

Suspeita é de que o Primeiro Comando da Capital, investigado por adulterar combustíveis e lavar dinheiro em postos de gasolina, esteja envolvido.
10 out 2025

PSOL faz ato em defesa de vereadora Professora Ângela, em Curitiba

Parlamentar é acusada de quebra de decoro por distribuir material informativo sobre politica de redução de danos para dependentes químicos
10 out 2025

RJ implanta gratificação salarial para policiais que matarem

Lei prevê um acréscimo salarial que pode chegar a 150% para policiais civis do estado

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário