Skip to content Skip to footer

Ligação entre Lula e Trump muda clima no Senado e pode adiar votação sobre tarifaço

Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, ocorrida na segunda-feira (6), repercutiu rapidamente em Brasília e pode alterar os planos do Senado para votar o projeto que prevê benefícios fiscais a setores atingidos pelo chamado “tarifaço” dos Estados Unidos contra o Brasil.

Antes do telefonema, a expectativa era de que os senadores analisassem, nesta quarta (8), dois destaques que alterariam pontos do texto-base já aprovado em setembro. A proposta retira da meta fiscal as despesas e renúncias ligadas às medidas adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar o impacto das tarifas estadunidenses sobre produtos nacionais.

Nos bastidores, integrantes do Palácio do Planalto admitem que o governo estuda adiar a votação. A estratégia seria ganhar tempo enquanto avançam as negociações diplomáticas entre os dois países, iniciadas após o pedido de Lula para que Trump revogue as sobretaxas impostas às exportações brasileiras.

A equipe presidencial avalia que o melhor caminho é esperar uma sinalização mais concreta da Casa Branca antes de seguir com a pauta no Congresso. Uma possível reunião presencial entre os dois líderes também está sendo cogitada.

Aliados de Lula consideram que o contato foi “apenas o início” de um processo de diálogo e que é cedo para prever resultados. Ainda assim, o gesto é visto como um movimento político relevante, capaz de abrir espaço para uma reaproximação comercial entre os dois países.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário