Skip to content Skip to footer

Veto de Lula fecha “janela eleitoral” de Bolsonaro para 2030

Veto de Lula fecha "janela eleitoral" de Bolsonaro para 2030

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por abuso de poder político e econômico, teve bloqueada uma possibilidade legal que poderia viabilizar sua candidatura às eleições de 2030. O fechamento dessa “janela” ocorreu após o presidente Lula (PT) vetar trechos de um projeto que modificava a Lei da Ficha Limpa – vetos que ainda serão analisados pelo Congresso.

No final de setembro, Lula sancionou parte das alterações aprovadas pelo Legislativo, mas derrubou pontos que alteravam as regras para cálculo do período de inelegibilidade. Pela proposta original, o prazo de 8 anos de inelegibilidade poderia começar a ser contado a partir de uma entre quatro datas diferentes:

  • Da renúncia ao cargo eletivo;
  • Da perda do mandato;
  • Da data da condenação por órgão colegiado;
  • Ou da eleição em que ocorreu a prática abusiva.

Como Bolsonaro seria beneficiado

Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por dois fatos: abuso de poder político (ao atacar as urnas eletrônicas em reunião com embaixadores) e econômico (ao usar atos do Bicentenário da Independência em 7 de setembro de 2022 com fins eleitorais).

Se o texto aprovado no Senado fosse mantido – especificamente a opção de contar o prazo a partir “da data da eleição na qual ocorreu a prática abusiva” –, a inelegibilidade de Bolsonaro seria contada a partir de 2 de outubro de 2022 (primeiro turno das eleições). Assim, ele estaria elegível novamente em 2 de outubro de 2030, podendo registrar candidatura para disputar o primeiro turno previsto para 6 de outubro de 2030.

Com o veto presidencial, essa possibilidade foi temporariamente fechada. Agora, a contagem do prazo de inelegibilidade voltou a ser a partir da data da condenação por órgão colegiado.

Além da condenação no TSE, Bolsonaro foi sentenciado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Esse processo, no entanto, não é afetado pelas mudanças na Ficha Limpa, pois ainda cabe recurso.

A ministra Cármen Lúcia, do STF, já solicitou explicações sobre os vetos, que seguem para análise do Congresso Nacional.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário