Skip to content Skip to footer

China reduz drasticamente compra de soja dos EUA e Brasil domina fornecimento

China reduz drasticamente compra de soja dos EUA e Brasil domina fornecimento

A China praticamente interrompeu as importações de soja dos Estados Unidos, abrindo espaço para que o Brasil assumisse a liderança no fornecimento do grão ao mercado chinês. A conclusão é de um levantamento da American Farm Bureau Federation, influente entidade do agronegócio norte-americano, fundada em 1919 e que representa atualmente 6 milhões de agricultores.

De acordo com a federação, em 2024 a China adquiriu 26,5 milhões de toneladas de soja americana — o equivalente a metade de suas importações totais do produto. Em 2025, porém, o volume despencou para apenas 5,8 milhões de toneladas.

O relatório aponta que os mercados de soja refletem o momento de tensão no comércio agrícola dos EUA. “Durante junho, julho e agosto, os EUA praticamente não enviaram soja para a China, e o país não fez nenhuma compra da nova safra norte-americana para o próximo ano comercial”, registrou a entidade.

Mesmo com preços competitivos dos produtores americanos, a China tem diversificado suas fontes de abastecimento, aumentando as compras principalmente do Brasil e da Argentina.

Enquanto as vendas americanas minguam, o Brasil consolidou-se como principal fornecedor da China. De janeiro a setembro de 2025, o país vendeu mais de 77 milhões de toneladas de soja aos chineses. De acordo com os produtores dos EUA, esse movimento “mostra como a América do Sul assumiu o domínio do mercado e deslocou os agricultores americanos”.

A associação ressalta que o volume total importado pela China não caiu — pelo contrário, segue em níveis recordes. “A maior parte dessa demanda agora está sendo atendida por concorrentes dos produtores americanos”, afirmou.

O relatório também destaca os reflexos da mudança comercial nos preços internacionais. “A ampla oferta global e a demanda mais fraca pelas exportações americanas pressionam os preços do milho, da soja e do trigo nos EUA, reduzindo a receita dos agricultores, mesmo com boas colheitas”, explicou.

A situação é agravada pelos baixos níveis de água no Rio Mississippi, que elevam os custos de transporte interno e dificultam o escoamento da produção..

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário