Skip to content Skip to footer

Pastor pedófilo aliado de Trump é condenado nos EUA

Prisão de Robert Morris
(Imagem: Reprodução)

O ex-conselheiro espiritual de Donald Trump e pastor estadunidense Robert Morris foi condenado na última quinta-feira (02) por abuso sexual infantil. Figura de destaque da direita cristã, o pedófilo declarou-se culpado por cinco acusações cometidas entre 1982 e 1987, em Oklahoma.

A confissão integra um acordo judicial que prevê dez anos de pena suspensa, com seis meses de prisão imediata, liberdade condicional, registro vitalício como agressor sexual e pagamento de US$ 270 mil à vítima.

Aos 64 anos, Morris construiu projeção política como fundador da Gateway Church, uma das maiores igrejas evangélicas dos Estados Unidos. Tornou-se aliado próximo de Trump durante a campanha presidencial de 2016, quando sua “megachurch” — termo usado nos EUA para templos que reúnem mais de duas mil pessoas por semana — chegou a reunir 30 mil fiéis semanalmente.

Sua ascensão no círculo político-religioso conservador se consolidou com a entrada no conselho evangélico informal da Casa Branca, grupo que assessorava Trump em pautas de interesse da direita cristã. Ao lado de figuras como a televangelista Paula White e o psicólogo James Dobson, Morris integrou um dos núcleos mais influentes de mobilização pró-Trump.

O pedófilo já havia admitido os abusos em 1987 a familiares e líderes religiosos, mas a polícia não foi acionada. Em 2005, tentou pressionar a vítima, Cindy Clemishire, a assinar um acordo de confidencialidade, que ela recusou. O caso só avançou em 2024, quando a vítima tornou públicas as acusações, levando ao processo criminal que culminou na condenação da semana passada. Atualmente, Morris cumpre os seis meses de prisão determinados pela sentença no Condado de Osage, em Oklahoma.

Assista abaixo ao momento da prisão:

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário