Skip to content Skip to footer

“Só me preocupo se for Coca-Cola”: fala de Tarcísio repercute em meio a tragédia do metanol

Tarcísio de Freitas
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou com bom humor sobre o surto de intoxicações por metanol que tem preocupado as autoridades. Ao lado de representantes do setor de bebidas, Tarcísio disse que só ficaria realmente preocupado “no dia em que começarem a falsificar Coca-Cola”, arrancando risadas dos presentes. A fala ocorreu ao destacar que grandes fabricantes, como Jack Daniel’s, Johnnie Walker e Smirnoff, estão colaborando com o governo no enfrentamento ao problema.

O encontro marcou a criação de uma força-tarefa entre o governo estadual e a indústria de bebidas para intensificar o combate à falsificação. As medidas incluem treinamento de agentes públicos e comerciantes para identificar produtos adulterados, campanhas de orientação ao consumidor e reforço nas ações de fiscalização. Também foi anunciado um pedido à Justiça para destruir estoques apreendidos de bebidas irregulares e um canal direto de denúncias voltado a comerciantes que desconfiarem da procedência das mercadorias.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já soma 225 casos de intoxicação por metanol, sendo mais de 80% registrados em São Paulo. No estado, são 15 confirmações e 164 investigações em andamento. O número de mortes também preocupa: duas foram confirmadas e outras dez seguem sob apuração em diferentes estados. As autoridades apontam que a principal hipótese é a mistura de etanol contaminado com metanol em bebidas falsificadas.

Tarcísio negou a participação de facções criminosas nos casos e afirmou que a prioridade é proteger a população e fortalecer a confiança do consumidor.

A indústria tem se mostrado disposta a ajudar, e estamos atuando juntos para evitar novas tragédias

disse o governador.

A expectativa é que, com a união entre o setor público e privado, o estado consiga reduzir os riscos de contaminação e coibir a atuação de quadrilhas especializadas em adulteração de bebidas. Enquanto as investigações seguem, o governo reforça o alerta: consumir apenas produtos de origem comprovada é essencial para evitar novos casos de intoxicação.

Assista abaixo ao vídeo da fala de Tarcísio:

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário