Skip to content Skip to footer

“Só me preocupo se for Coca-Cola”: fala de Tarcísio repercute em meio a tragédia do metanol

Tarcísio de Freitas
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou com bom humor sobre o surto de intoxicações por metanol que tem preocupado as autoridades. Ao lado de representantes do setor de bebidas, Tarcísio disse que só ficaria realmente preocupado “no dia em que começarem a falsificar Coca-Cola”, arrancando risadas dos presentes. A fala ocorreu ao destacar que grandes fabricantes, como Jack Daniel’s, Johnnie Walker e Smirnoff, estão colaborando com o governo no enfrentamento ao problema.

O encontro marcou a criação de uma força-tarefa entre o governo estadual e a indústria de bebidas para intensificar o combate à falsificação. As medidas incluem treinamento de agentes públicos e comerciantes para identificar produtos adulterados, campanhas de orientação ao consumidor e reforço nas ações de fiscalização. Também foi anunciado um pedido à Justiça para destruir estoques apreendidos de bebidas irregulares e um canal direto de denúncias voltado a comerciantes que desconfiarem da procedência das mercadorias.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já soma 225 casos de intoxicação por metanol, sendo mais de 80% registrados em São Paulo. No estado, são 15 confirmações e 164 investigações em andamento. O número de mortes também preocupa: duas foram confirmadas e outras dez seguem sob apuração em diferentes estados. As autoridades apontam que a principal hipótese é a mistura de etanol contaminado com metanol em bebidas falsificadas.

Tarcísio negou a participação de facções criminosas nos casos e afirmou que a prioridade é proteger a população e fortalecer a confiança do consumidor.

A indústria tem se mostrado disposta a ajudar, e estamos atuando juntos para evitar novas tragédias

disse o governador.

A expectativa é que, com a união entre o setor público e privado, o estado consiga reduzir os riscos de contaminação e coibir a atuação de quadrilhas especializadas em adulteração de bebidas. Enquanto as investigações seguem, o governo reforça o alerta: consumir apenas produtos de origem comprovada é essencial para evitar novos casos de intoxicação.

Assista abaixo ao vídeo da fala de Tarcísio:

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
10 out 2025

Derrite desmente Tarcísio e confirma que PCC está por trás da adulteração de bebidas

Suspeita é de que o Primeiro Comando da Capital, investigado por adulterar combustíveis e lavar dinheiro em postos de gasolina, esteja envolvido.
10 out 2025

PSOL faz ato em defesa de vereadora Professora Ângela, em Curitiba

Parlamentar é acusada de quebra de decoro por distribuir material informativo sobre politica de redução de danos para dependentes químicos
10 out 2025

RJ implanta gratificação salarial para policiais que matarem

Lei prevê um acréscimo salarial que pode chegar a 150% para policiais civis do estado

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência
10 out 2025

Serial killer e feijoada: a história por trás de quatro homicídios

Mulher é suspeita de contratar assassina em série para eliminar o próprio pai; investigações apontam outros crimes

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário