Skip to content Skip to footer

Javier Milei admite perseguição e vingança política em rede nacional

(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

O presidente Javier Milei admitiu neste domingo (05), em entrevista ao vivo no canal LN+, que a prisão de Cristina Kirchner foi um ato de “vingança”. Ele disse ter sido o primeiro mandatário a assumir essa decisão e declarou-se responsável pelo encarceramento da ex-vice-presidente. A fala provocou reação imediata: advogados de Kirchner denunciaram Milei por abuso de autoridade e intromissão no Judiciário nos tribunais de Comodoro Py.

Cristina foi condenada em 2022 a seis anos de prisão e à inabilitação vitalícia no caso Vialidad. A sentença foi confirmada pela Suprema Corte em junho de 2025. Desde então, a ex-presidente cumpre prisão domiciliar aos 72 anos. A confissão de Milei reforça acusações de lawfare e reacende o debate sobre o uso político da Justiça na Argentina.

A declaração pública de Milei coincide com um momento de fragilidade política em seu governo. Recentemente, seus vetos a leis que ampliavam recursos para universidades públicas e atenção pediátrica foram derrubados no Congresso por ampla maioria. Além disso, seu partido sofreu uma derrota expressiva nas eleições provinciais de Buenos Aires, levando 34% dos votos, contra 47% da oposição.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
10 out 2025

No estado governado por Tarcísio (SP), 8 milhões passam fome

Quase 20% da população do estado enfrenta a insegurança alimentar
10 out 2025

Derrite desmente Tarcísio e confirma que PCC está por trás da adulteração de bebidas

Suspeita é de que o Primeiro Comando da Capital, investigado por adulterar combustíveis e lavar dinheiro em postos de gasolina, esteja envolvido.
10 out 2025

PSOL faz ato em defesa de vereadora Professora Ângela, em Curitiba

Parlamentar é acusada de quebra de decoro por distribuir material informativo sobre politica de redução de danos para dependentes químicos
10 out 2025

RJ implanta gratificação salarial para policiais que matarem

Lei prevê um acréscimo salarial que pode chegar a 150% para policiais civis do estado

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário