Skip to content Skip to footer

STF adota a palavra “relatora” em seu sistema eletrônico após pressão por igualdade de gênero

STF adota a palavra "relatora" em seu sistema eletrônico após pressão por igualdade de gênero

O Supremo Tribunal Federal (STF) atualizou seu sistema processual eletrônico para utilizar o termo “relatora” quando o cargo for ocupado por uma ministra. A mudança elimina uma inconsistência histórica: até então, mesmo processos sob responsabilidade da ministra Cármen Lúcia — atualmente a única mulher no tribunal — eram identificados com a palavra “relator” no gênero masculino.

A alteração foi resultado de uma solicitação formal da associação Elas Pedem Vista, que enviou um ofício ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em agosto. No documento, a entidade argumentou que a ausência de flexão de gênero representava um “equívoco” e um “desequilíbrio institucional”.

A associação ressaltou que, em 134 anos de história do STF, apenas três mulheres ocuparam cadeira na Corte: Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Rosa Weber. O número representa apenas 1,75% do total de 171 ministros que já integraram o tribunal.

Após análise interna, a Secretaria de Tecnologia e Inovação do STF implementou a mudança em 19 de setembro, comunicando oficialmente uma semana depois que a plataforma havia sido ajustada para atender ao pleito.

A medida também está alinhada com a Recomendação nº 144/2023 do CNJ, que trata da adoção de linguagem simples e inclusiva no Poder Judiciário. Segundo a associação, a flexão de gênero “reconhece a importante participação das mulheres no Tribunal”.

Atualmente, a ministra Cármen Lúcia é a única mulher entre os onze membros do STF.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário