Skip to content Skip to footer

STF adota a palavra “relatora” em seu sistema eletrônico após pressão por igualdade de gênero

STF adota a palavra "relatora" em seu sistema eletrônico após pressão por igualdade de gênero

O Supremo Tribunal Federal (STF) atualizou seu sistema processual eletrônico para utilizar o termo “relatora” quando o cargo for ocupado por uma ministra. A mudança elimina uma inconsistência histórica: até então, mesmo processos sob responsabilidade da ministra Cármen Lúcia — atualmente a única mulher no tribunal — eram identificados com a palavra “relator” no gênero masculino.

A alteração foi resultado de uma solicitação formal da associação Elas Pedem Vista, que enviou um ofício ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em agosto. No documento, a entidade argumentou que a ausência de flexão de gênero representava um “equívoco” e um “desequilíbrio institucional”.

A associação ressaltou que, em 134 anos de história do STF, apenas três mulheres ocuparam cadeira na Corte: Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Rosa Weber. O número representa apenas 1,75% do total de 171 ministros que já integraram o tribunal.

Após análise interna, a Secretaria de Tecnologia e Inovação do STF implementou a mudança em 19 de setembro, comunicando oficialmente uma semana depois que a plataforma havia sido ajustada para atender ao pleito.

A medida também está alinhada com a Recomendação nº 144/2023 do CNJ, que trata da adoção de linguagem simples e inclusiva no Poder Judiciário. Segundo a associação, a flexão de gênero “reconhece a importante participação das mulheres no Tribunal”.

Atualmente, a ministra Cármen Lúcia é a única mulher entre os onze membros do STF.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário