Skip to content Skip to footer

Vereadora de Natal propõe isenção de IPTU para quem mora em região sem serviços públicos básicos

A Thabatta Pimenta (PSOL): cobrar de quem não tem serviços básicos é injusto. Foto: Câmara Municipal de Natal

A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), de de Natal (RN), apresentou um projeto que propõe a isenção do IPTU para imóveis localizados em regiões da cidade que não são atendidos por serviços públicos essenciais como limpeza urbana, iluminação, pavimentação e saneamento básico.

Sob o slogan de “Ou arruma minha rua, ou não tem IPTU”, a proposta se baseia no Código Tributário Nacional, que condiciona a cobrança do imposto à oferta mínima de infraestrutura urbana. Segundo a vereadora, a proposta também se apoia nos princípios constitucionais da função social da propriedade e da capacidade contributiva.

Para Thabatta, cobrar IPTU de moradores que não têm acesso a direitos básicos é injusto e representa uma violação à cidadania. “Muitos bairros constam no papel como asfaltados, saneados, iluminados — mas, na prática, não têm nada. O projeto é uma resposta a essa demanda popular por justiça fiscal”, afirma a vereadora.

A iniciativa também pretende pressionar o poder público a investir em infraestrutura nas regiões mais carentes da cidade. Ao condicionar a cobrança de impostos à prestação de serviços, a proposta estabelece uma relação mais justa entre o Estado e a população.

Além de reduzir a cobrança de impostos de quem vive sem nenhuma estrutura, a parlamentar defende que o projeto fortalece a cidadania ao demonstrar que o pagamento de impostos deve vir acompanhado de contrapartidas reais.

“Não é só uma proposta econômica. É uma ferramenta de inclusão, dignidade e reconhecimento de direitos urbanos”, aponta Thabatta.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário