Skip to content Skip to footer

“Não haverá eleição em 2026 sem anistia”, diz lunático Eduardo Bolsonaro

"Não haverá eleição em 2026 sem anistia", diz lunático Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) segue adotando um tom extremista e antidemocrático ao declarar que as eleições de 2026 não ocorrerão se o Congresso não aprovar um projeto de anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (2/10), enquanto o parlamentar permanece nos Estados Unidos pleiteando sanções contra o Brasil.

Em suas declarações, Eduardo rejeitou a estratégia de aliados de aprovar o PL da Dosimetria — que revisa penas e poderia beneficiar seu pai — para depois modificar o texto em destaques de votação. Segundo ele, essa tática é uma “mentira” e não teria votos suficientes para ser bem-sucedida. “Cobre o seu deputado. Dosimetria, não. Destaque, não. Só anistia no texto-base”, exigiu.

A postura do ainda deputado tem causado tensão até entre figuras da extrema-direita no Congresso. Embora seus irmãos também defendam a anistia, Eduardo se destacou por ameaçar publicamente os presidentes da Câmara e do Senado e por anunciar sua pré-candidatura presidencial para 2026, mesmo contra a vontade de Jair Bolsonaro — movimento que fragmenta o campo aliado.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a afirmar que uma candidatura de Eduardo “ajudaria a matar o pai”, declaração que o deputado classificou como “canalhice”.

No entanto, analisa-se que, mesmo que alguma proposta sobre o tema avance, será uma versão mais branda que a defendida pelos bolsonaristas e não será capaz de livrar Jair Bolsonaro de uma eventual prisão. O ambiente político atual é considerado desfavorável à pauta, com o Congresso buscando se distanciar de temas impopulares após os protestos de 21 de setembro.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário