A música brasileira acaba de conquistar mais um marco histórico. João Ferreira, jovem talento de Belo Horizonte e integrante da banda mineira DAPARTE, concorre ao Grammy Latino 2025 na categoria Compositor do Ano. Trata-se de uma conquista inédita: ele é o primeiro e único brasileiro a ser indicado neste prêmio que reconhece compositores cuja principal atuação é escrever para grandes intérpretes.
João Ferreira tem se destacado como um dos principais nomes da nova geração de compositores no país. Sua indicação reflete a consistência e a relevância de seu trabalho, marcado por parcerias que se tornaram sucessos. Entre elas, a canção “Flores da Rua”, gravada por Samuel Rosa e presente na trilha sonora da novela “Mania de Você”; “Água-Viva”, em parceria com Ana Caetano, do duo Anavitória; além de colaborações com Vitor Kley em “A Gente Pode Sair Dessa” e com Lagum em “As Desvantagens De Amar Alguém Que Mora Longe”, artistas de destaque da música brasileira contemporânea.
“Foi a maior surpresa que já recebi! Não esperava, embora sonhasse muito! Estou desde ontem me sentindo num sonho lúcido, num estado de flutuação muito esquisito e maravilhoso. Só consigo agradecer e sorrir”, conta João Ferreira.
Suas obras são administradas pela editora F/SIMAS em parceria com a Warner Chappell Music Brasil, que celebram a indicação como uma conquista coletiva para a música nacional. “A nomeação de João Ferreira é também um reconhecimento ao talento dos compositores brasileiros e ao espaço cada vez maior que eles conquistam no cenário latino-americano”, comenta Marcel Klemm, diretor-geral da Warner Chappell Music Brasil.
Além de sua trajetória como compositor, João Ferreira também é apontado como integrante do projeto musical FOTO EM GRUPO, que, mesmo sem ter lançado oficialmente seu primeiro trabalho, já chama a atenção e foi escalado com destaque no cartaz do Lollapalooza 2026. Seus projetos demonstram sua versatilidade, sua profundidade lírica e sua habilidade de transitar entre diferentes estilos, qualidades que justificam plenamente sua nomeação ao prêmio.
Criada em 2023, a categoria Compositor do Ano do Grammy Latino valoriza os autores que, muitas vezes nos bastidores, constroem a base das grandes obras da música. Nesta 26ª edição do Latin Grammy, João Ferreira está concorrendo ao lado dos compositores de língua hispânica Edgar Barrera, Pablo Preciado, Mónica Vélez e Ale Zéguer. “Com sua sensibilidade artística e repertório diverso, João Ferreira se consolida como representante da força criativa brasileira, levando a canção nacional para além de nossas fronteiras”, conclui Felipe Simas, sócio-fundador da F/SIMAS.
Bookmark