Skip to content Skip to footer

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

A imagem mostra a capa do livro.
Foto: Divulgação.

Ruby Franke, influenciadora de maternidade e criadora do canal do YouTube 8 Passengers, foi presa em agosto de 2023 em Utah, Estados Unidos, acusada de abuso infantil. A mãe de seis filhos, que exibia na internet uma rotina aparentemente harmoniosa, viu sua reputação ruir quando um dos filhos, então com 12 anos, conseguiu escapar de casa em estado de desnutrição e com ferimentos, pedindo ajuda às autoridades. O episódio revelou ao público um cenário de maus-tratos e castigos extremos.

O resultado dessa história pode ser conferido no livro A casa da minha mãe, que chega às livrarias brasileiras pela Editora Planeta. Nele, Shari Franke, a filha mais velha de Ruby, conta em um relato sensível tudo o que viveu no regime cruel imposto pela mãe enquanto tinha a vida transmitida para mais de 2,5 milhões de inscritos.. 

O canal 8 Passengers, criado em 2015, alcançou notoriedade ao compartilhar a rotina dos Franke, com Ruby como protagonista. Por trás dos sorrisos em vídeo e dos conselhos parentais controversos, havia abusos constantes,  intensificados com a influência da coach Jodi Hildebrandt, posteriormente também condenada por agressão infantil.

As práticas impostas por Ruby incluíam punições descritas por autoridades como comparáveis a “campos de concentração”: restrições severas de comida, água, cama e lazer. Já em 2022, seguidores preocupados haviam iniciado um abaixo-assinado pedindo investigação sobre seus “métodos educacionais”.

Além da violência física e psicológica, Shari relata os danos da superexposição desde a infância. “Na verdade, não lembro do exato momento em que as câmeras começaram a gravar. Só sei que um dia éramos uma família normal, vivendo a vida; no dia seguinte, havia uma câmera ruim constantemente virada na nossa direção, documentando cada movimento nosso para o consumo de estranhos na internet”, escreve. Em sua obra, ela convida à reflexão sobre os riscos da cultura dos influenciadores e os limites da exposição de crianças nas redes.

Com coragem e sensibilidade, Shari Franke compartilha pela primeira vez sua trajetória em busca de sobrevivência, autonomia e verdade diante da crueldade e manipulação da própria mãe.

Ficha Técnica

Título: A casa da minha mãe
Autora: Shari Franke
ISBN: 978-85-422-3804-4
Páginas: 240
Preço: R$ 66,90
Editora: Planeta

Sobre a autora

Shari Franke é a filha mais velha da família Franke, que ganhou notoriedade em 2015 com o canal do YouTube 8 Passengers. Após a prisão de sua mãe, Ruby Franke, veio à tona a realidade de abusos e maus-tratos sofridos por ela e seus irmãos. Atualmente, Shari estuda Ciências Políticas na Universidade Brigham Young e atua como ativista em defesa dos direitos das crianças, com foco especial na proteção no ambiente digital.

Sobre a editora

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo e referência internacional em comunicação e educação. No Brasil desde 2003, a Editora Planeta já publicou mais de 1.500 títulos em nove selos — entre eles Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Minotauro, Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência — abrangendo diferentes áreas da ficção e não ficção.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário