Skip to content Skip to footer

Conheça o disco de estreia independente brasileiro indicado ao Grammy Latino 2025

Conheça o disco de estreia independente brasileiro indicado ao Grammy Latino 2025

Um disco brasileiro independente e de estreia no Grammy Latino 2025? Sim, é Enquanto Os Distraídos Amam (2025), de Pedro Emílio, indicado ao lado de Caju (2024), de Liniker, na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. 

O burburinho em torno do álbum, que tem mais de 950 mil plays no Spotify, chegou na mais importante premiação da música. Com oito composições autorais e participações de Mestrinho e Paulo Novaes, o trabalho fala de paixão e desilusão em uma mistura original de pop, indie e R&B. O som cristalino é resultado de um time de craques: produção de Matheus Stiirmer o único brasileiro no Grammy Latino 2025 indicado na categoria de Produtor do Ano —, que divide a engenharia de som com Tó Brandileone, integrante da banda 5 a Seco e envolvido em outros quatro projetos nomeados na premiação deste ano. A mixagem é assinada por Pedro Peixoto, que está sendo indicado pela 3a vez na mesma categoria do Grammy, e a masterização por Fili Filizzola

Sobre o disco

O cantor e compositor Pedro Emílio lançou seu primeiro álbum Enquanto os Distraídos Amam no dia 28 de maio. O trabalho – lançado de forma independente – chega após um processo de criação e produção que se estendeu por cerca de um ano e meio. “Coloquei meu coração, muita observação e pesquisa nesse disco. É a minha obra mais refinada até agora.”, conta Pedro, destacando a dedicação envolvida. O resultado é um registro sensível e requintado, concebido para despertar a curiosidade do público fã de música e levá-lo a querer ouvir cada faixa.

https://open.spotify.com/intl-pt/album/3N4OoUAXeAcFFib8lcxll9?si=TiNRfiNqSjK77-tWaH6w5Q

Enquanto os Distraídos Amam – título curioso que o artista escolheu – remete exatamente a esse lugar de quem observa enquanto o mundo ao redor se move em sua distração. “Gosto de pensar que de qualquer conversa, existe a possibilidade de nascer uma música, um texto ou até mesmo uma frase intrigante. Eu dei atenção à distração das pessoas ao meu redor.” diz Pedro, explicando a origem do título. A força das palavras se destaca em cada faixa, com poemas musicados que abordam sentimentos como saudade, desejo contido, silêncio e afeto. Os arranjos modernos criam uma atmosfera envolvente, dando ainda mais ênfase à poesia presente nas composições.

Musicalmente, Enquanto os Distraídos Amam bebe de várias fontes. Pedro explora uma fusão de pop, indie e R&B que soa única, costurando referências e influências que vão de nomes internacionais a ícones brasileiros. Essa mistura de referências resulta em uma sonoridade singular: baixo e guitarra conversam em grooves modernos, beats e sintetizadores dão o tempero do R&B, enquanto melodias e harmonias carregam a sensibilidade da música popular brasileira. O equilíbrio entre todas essas influências faz do disco uma experiência musical rica, capaz de agradar fãs exigentes de diversos gêneros.

Sobre Pedro Emílio

A sensibilidade presente em Enquanto os Distraídos Amam não surgiu do dia para a noite – Pedro traz consigo anos de vivência musical. Baiano radicado em São Paulo, sua trajetória começou cedo: aos 6 anos de idade, cantava na igreja, ambiente onde aprendeu sobre emoção e técnica vocal. Aos 13, arriscou seus primeiros passos como compositor ao escrever sua primeira música. Durante a adolescência e juventude, o artista continuou lapidando o talento em eventos escolares e comunitários, ganhando experiência de palco e desenvoltura. Foi, porém, em 2020, durante o isolamento social, que Pedro Emílio viveu um ponto de virada inusitado: um desafio pessoal de publicar um cover por dia nas redes sociais. A iniciativa foi um sucesso e resultou em mais de 200 vídeos caseiros produzidos pelo próprio artista – que acabou viralizando. “Senti que precisava me conectar com as pessoas através da música naquele momento difícil. Postar covers diariamente foi minha maneira de manter uma chama acesa e acabou me surpreendendo ver tanta gente acompanhando.” relembra. A viralização espontânea nas redes deu visibilidade ao jovem artista e abriu caminho para o passo seguinte: lançar músicas autorais. Desde então, Pedro vem divulgando singles e EPs próprios construindo um trabalho consistente, marcado pela sinceridade e pela qualidade musical que agora culminam neste novo álbum. Hoje, estrategicamente, com o objetivo de criar uma audiência mais saudável e receptiva aos seus próximos lançamentos, o cantor decidiu iniciar um novo perfil nas redes sociais.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário